Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Projeto de Voto Auditável para eleições 2022 foi acatado por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado #boato

Projeto de Voto Auditável para eleições 2022 foi acatado por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado #boato

Projeto de Voto Auditável para eleições 2022 foi acatado por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente do Senado Rodrigo Pacheco acabou de aceitar o projeto de Voto Auditável para as eleições de 2022 e abriu para votação online.

Não bastassem as novas fake news deste segundo turno de eleições, histórias antigas estão voltando a circular com tudo. A prova disso está em mais este caso, que cita o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

De acordo com mensagens que estão circulando, principalmente, no WhatsApp, Rodrigo Pacheco teria aceitado o projeto de “Voto Auditável” para as eleições de 2022 e teria aberto para votação na página do próprio Senado. Leia a mensagem que está circulando por aí:

“URGENTE O Presidente do Senado Rodrigo Pacheco acatou o projeto do “Voto Auditável” e foi colocado no Site do Senado para Consulta Pública, porém não está sendo Divulgado e a Esquerda está votando para parecer que o Povo Brasileiro não quer isso para continuar a Manipulação dos Resultados das Eleições. Precisamos Urgentemente mostrar a nossa vontade votando *”SIM”* e vamos desmascarar essa Farsa.“` https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=132598 Obs: O Voto Impresso tá perdendo… O Placar tá 1.410.860 contra e 1.300.616 a favor da proposição do voto impresso. VAMOS VIRAR PESSOAL !!! DIVULGUE AO MÁXIMO SE NÃO QUISER PERMITIR A MANIPULAÇÃO DE SEU VOTO NAS ELEIÇÕES (QUALQUER QUE SEJA)!!

Projeto de Voto Auditável para eleições 2022 foi acatado por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Com tantas fake news sobre fraudes nas urnas eletrônicas, o que não tem faltado na internet são compartilhamentos da suposta ação de Rodrigo Pacheco. Porém, a história que aponta para a tal decisão é falsa.

Na realidade, o Boatos.org já desmentiu esse mesmo boato em 2021 (quando se teve muita pressão para a aprovação do voto impresso no Congresso). Como o desmentido da época vale para agora, relembre o que escrevemos:

Na verdade, confundiram algumas informações. Ao contrário do que aponta o texto, a proposta não foi “aceita no Senado” ou pelo Rodrigo Pacheco. O primeiro ponto é que sim, há uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre a volta do voto impresso e uma sugestão legislativa que está em fase inicial de análise. Ou seja, não foi aceita ou tampouco votada no Senado.

O Senado Verifica, serviço de checagem do Senado, desmentiu a informação e explicou o processo de tramitação da sugestão legislativa. De acordo com o site, algumas informações nas postagens que circulam nas redes sociais são imprecisas.

Pois bem, no Senado, há uma consulta pública sobre a Sugestão 9/2018, que propõe a adoção do voto impresso em 100% das urnas eleitorais. Como se trata de uma sugestão legislativa, a proposta ainda precisa ser votada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Caso a sugestão seja aceita, a proposta terá andamento como Projeto de Lei (PL) e seguirá os procedimentos previstos no processo legislativo. Após votação no Senado, o projeto ainda terá que ser analisado pela Câmara dos Deputados e, se aprovado, poderá ser encaminhado à sanção presidencial.

Há ainda versões que afirmam que a consulta pública (aberta no site do Senado) está chegando ao fim, mas não é bem assim. A consulta legislativa fica disponível desde a apresentação da proposta até o final da tramitação.

Dito isso, saiba que, embora a consulta fique disponível durante todo o processo, o resultado não significa que a proposta será aceita ou apreciada. A consulta pública serve apenas como subsídio para o processo de tomada de decisão.

A título de curiosidade, o voto impresso também é assunto na Câmara dos Deputados, onde foi criada uma comissão especial para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 135/2019, que torna obrigatória a impressão em papel de um comprovante do voto dado na urna eletrônica. Se essa PEC for aprovada, ainda terá que passar pelo Senado.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Rodrigo Pacheco aceitou o projeto de Voto Auditável (o que é uma falácia porque o voto eletrônico também é auditável) no Senado e abriu uma enquete. Trata-se de uma fake news de 2021 que voltou a circular agora.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso