Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Projeto Você Fiscal pede para eleitor tirar foto do boletim de urna nas eleições 2018 #boato

Projeto Você Fiscal pede para eleitor tirar foto do boletim de urna nas eleições 2018 #boato

Boato – Professor da Unicamp teve uma ideia inteligente para as eleições 2018: aplicativo do projeto Você Fiscal fará contagem paralela dos votos e pede que eleitores tirem foto dos boletins de urnas. 

Nos últimos dias, a equipe do Boatos.org tem falado muito sobre urnas eletrônicas, fraudes e segurança do voto. Isso porque diversas notícias falsas começaram a circular (e a assustar) os internautas. E, como diz aquele ditado, só acaba quando termina, parece que essas histórias só terão fim com o final das eleições (ou não).

Dessa vez, vamos falar de um vídeo do projeto criado por um professor da Unicamp e que está fazendo sucesso nas redes sociais. No vídeo, que viralizou no Youtube, Facebook, WhatsApp e afins, o professor Diego Aranha fala do projeto Você Fiscal. De acordo com mensagens que circulam online, a ideia é fazer uma contagem paralela dos votos nas eleições deste ano.

Para tanto, há um pedido para eleitores:  basta instalar o aplicativo do projeto e fotografar os boletins de urnas ao final das votações. Ou seja: ir até a sua sessão eleitoral após às 17h e tirar uma foto do boletim de urna (documento que mostra o resultado do pleito na sessão eleitoral). Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Olha que idéia inteligente desse professor da UNICAMP para fiscalizar o resultado das urnas eletrônicas de cada seção eleitoral no final da votação as 17h00. Eu vou aderir e fazer minha parte no Aplicativo e você? Versão 2: “Urgente ViRALizar. COMO FISCALIZAR URNAS. Todo brasil o PT PODE FRAUDAR ….2°TURNO E até no 1°TURNO. Tire a FOTO NO SEU CELULAR AS 17 ;00 B.U boletim de urna”.

Projeto Você Fiscal pede para eleitor tirar foto do boletim de urna nas eleições 2018?

O vídeo, é claro, causou certa esperança em muitos eleitores que vivem desconfiados de fraudes nas eleições brasileiras. Entretanto, será que o vídeo é realmente verdade e que poderemos fiscalizar as eleições 2018 com esse aplicativo? Bem, o projeto é real, porém, não tem nada a ver com as eleições 2018. Se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

As imagens mostram o professor Diego Aranha, especialista em criptografia e segurança computacional, falando sobre o projeto Você Fiscal, que foi criado com o objetivo de fiscalizar e dar transparência às eleições no Brasil.

Inicialmente, o projeto era voltado apenas às eleições presidenciais de 2014 (mas também foi usado nas eleições municipais em 2016). E, bem, o vídeo de 2014 voltou a circular na internet durante a campanha de 2018, indicando uma possível continuação do Você Fiscal. O grande problema é que, no momento, o projeto está inativo. Ou seja, ele não irá funcionar durante as eleições de 2018.

No site do Você Fiscal, os responsáveis até sugerem que os eleitores utilizem um aplicativo independente para realizar a fiscalização paralela neste ano. Vale dizer que a própria pessoa que está no vídeo não mora mais no Brasil. Em junho deste ano, o professor Diego Aranha foi morar na Dinamarca. Essa matéria da Isto É diz que ele fez a mudança em 29 de junho. 

Em resumo: a história que diz que o projeto Você Fiscal está pedindo para você fotografar os boletins de urnas nas eleições 2018 é falsa. O projeto, de fato, existiu (e foi muito interessante). Entretanto, o Você Fiscal foi encerrado após as eleições municipais de 2016, contribuindo para a fiscalização das votações em 2014 e 2016. No momento, o projeto se encontra inativo.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.