Projeto Você Fiscal pede para eleitor tirar foto do boletim de urna nas eleições 2018 #boato

Boato – Professor da Unicamp teve uma ideia inteligente para as eleições 2018: aplicativo do projeto Você Fiscal fará contagem paralela dos votos e pede que eleitores tirem foto dos boletins de urnas. 

Nos últimos dias, a equipe do Boatos.org tem falado muito sobre urnas eletrônicas, fraudes e segurança do voto. Isso porque diversas notícias falsas começaram a circular (e a assustar) os internautas. E, como diz aquele ditado, só acaba quando termina, parece que essas histórias só terão fim com o final das eleições (ou não).

Dessa vez, vamos falar de um vídeo do projeto criado por um professor da Unicamp e que está fazendo sucesso nas redes sociais. No vídeo, que viralizou no Youtube, Facebook, WhatsApp e afins, o professor Diego Aranha fala do projeto Você Fiscal. De acordo com mensagens que circulam online, a ideia é fazer uma contagem paralela dos votos nas eleições deste ano.

Para tanto, há um pedido para eleitores:  basta instalar o aplicativo do projeto e fotografar os boletins de urnas ao final das votações. Ou seja: ir até a sua sessão eleitoral após às 17h e tirar uma foto do boletim de urna (documento que mostra o resultado do pleito na sessão eleitoral). Confira:

Versão 1: Olha que idéia inteligente desse professor da UNICAMP para fiscalizar o resultado das urnas eletrônicas de cada seção eleitoral no final da votação as 17h00. Eu vou aderir e fazer minha parte no Aplicativo e você? Versão 2: “Urgente ViRALizar. COMO FISCALIZAR URNAS. Todo brasil o PT PODE FRAUDAR ….2°TURNO E até no 1°TURNO. Tire a FOTO NO SEU CELULAR AS 17 ;00 B.U boletim de urna”.

Projeto Você Fiscal pede para eleitor tirar foto do boletim de urna nas eleições 2018?

O vídeo, é claro, causou certa esperança em muitos eleitores que vivem desconfiados de fraudes nas eleições brasileiras. Entretanto, será que o vídeo é realmente verdade e que poderemos fiscalizar as eleições 2018 com esse aplicativo? Bem, o projeto é real, porém, não tem nada a ver com as eleições 2018. Se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

As imagens mostram o professor Diego Aranha, especialista em criptografia e segurança computacional, falando sobre o projeto Você Fiscal, que foi criado com o objetivo de fiscalizar e dar transparência às eleições no Brasil.

Inicialmente, o projeto era voltado apenas às eleições presidenciais de 2014 (mas também foi usado nas eleições municipais em 2016). E, bem, o vídeo de 2014 voltou a circular na internet durante a campanha de 2018, indicando uma possível continuação do Você Fiscal. O grande problema é que, no momento, o projeto está inativo. Ou seja, ele não irá funcionar durante as eleições de 2018.

No site do Você Fiscal, os responsáveis até sugerem que os eleitores utilizem um aplicativo independente para realizar a fiscalização paralela neste ano. Vale dizer que a própria pessoa que está no vídeo não mora mais no Brasil. Em junho deste ano, o professor Diego Aranha foi morar na Dinamarca. Essa matéria da Isto É diz que ele fez a mudança em 29 de junho. 

Em resumo: a história que diz que o projeto Você Fiscal está pedindo para você fotografar os boletins de urnas nas eleições 2018 é falsa. O projeto, de fato, existiu (e foi muito interessante). Entretanto, o Você Fiscal foi encerrado após as eleições municipais de 2016, contribuindo para a fiscalização das votações em 2014 e 2016. No momento, o projeto se encontra inativo.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164. 

Compartilhe este artigo:

11 comentários em “Projeto Você Fiscal pede para eleitor tirar foto do boletim de urna nas eleições 2018 #boato

  • 17/10/2018 em 18:48
    Permalink

    Acho que estem site, deveriam investigar eles mesmos. Muito fraquinho.

  • 02/10/2018 em 23:44
    Permalink

    ATENÇÃO!!!!
    O novo projeto TOTALIZAÇÃO PARALELA DAS ELEIÇÕES 2018 está ativo e funcionando perfeitamente. funciona de modo semelhante ao “VOCÊ FISCAL” mas agora bem mais prático, utilizando o escaneamento de um QR-Code e os dados do boletim de urna são transmitidos diretamente para o servidor do CMIND que fará a contagem.
    MAIS DETALHES NAS PÁGINAS OFICIAIS DO APP.

    Site: totalizacaoparalela2018.com.br (sem o www)

    Facebook: facebook.com/TotalizacaoParalela/

  • 25/09/2018 em 19:10
    Permalink

    Aqui só comentários de “sábios” esquerdistas. Ótimo, essa é a cara mais autêntica do socialismo, parcialidade e mentiras.

  • 25/09/2018 em 19:06
    Permalink

    A fraude iminente está clara. O STF cagou e andou para a lei do voto impresso (em vigor), só por essa as FFAA já deveriam derrubar a porta daquele puteiro e prender todo mundo.

  • 24/09/2018 em 02:24
    Permalink

    Esse projeto teve o mérito de mostrar que a parte do sistema do TSE responsável pela transmissão e totalização dos votos funciona corretamente com um grau de confiança bem grande. Houve boatos em 2014 que o pessoal do TSE ficou fechado numa sala e ajeitou os resultados para Dilma. O uso mesmo limitado desse siatema mostrou que o boato era só boato mesmo.

    O TSE reconheceu a utilidade dessa verificačão e em 2016 modificou o boletim de urna para incluir Q-code e facilitar a coleta dos dados, mas o projeto foi desativado. O professor Diego Aranha reconheceu que essa parte do sistem do TSE é a que tem mais auditabilidade.

  • 21/09/2018 em 15:29
    Permalink

    Imagina a multidão querendo tirar foto, esses acéfalos acreditam nisso. Votem 17 e perca 4 anos, assim: 17-4: 13, essa é a resposta.

    • 25/09/2018 em 18:36
      Permalink

      Caro colega. Segundo especialistas, o atraso que o Brasil está é muito mais de 4 anos. Chegam a dizer, pedremos década! E este atraso foi exatamente pelo governo do 13, infelizmente!

    • 30/09/2018 em 15:38
      Permalink

      NÃO VOTE 17 e perca outros dezesseis anos…

      • 03/10/2018 em 15:20
        Permalink

        hahahah, Ptista é analfabeto mesmo, sua frase é tão mal construida que da a entender que se não votar no 17 perderemos 16 anos ….então é isso mesmo VOTE no 17 para não perder mais tempo……..e vá estudar na Venezuela v.a.g.a.b.u.n.d.o!!!!

        Vai embora daqui comunista, vermelho assassino!!!!

  • 21/09/2018 em 13:40
    Permalink

    Nem que estivesse ativo, não usaria.

  • 21/09/2018 em 10:39
    Permalink

    Isso e verdade não e boato Bolsonaro solicitou isso em uma entrevista dele,infelizmente nossa urna eletrônica e cheia de falhas de segurança

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)