Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Projeto que prevê bens e heranças como patrimônio do governo é rejeitado no Congresso #boato

Projeto que prevê bens e heranças como patrimônio do governo é rejeitado no Congresso #boato

Projeto que prevê bens e heranças como patrimônio do governo é rejeitado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que Lula perdeu o projeto que prevê bens e heranças como patrimônio do governo. Proposta não foi aprovada.

  Introdução

Desde quando a votação da reforma tributária começou a ser discutida, informações falsas circularam pela internet. Uma das principais é a que aponta que as mudanças resultariam no confisco de heranças dos brasileiros. Esta história já foi desmentida, mas hoje está aparecendo uma “evolução” dela.

Um vídeo de uma deputada comemorando a aprovação de um projeto da Câmara está circulando junto com mensagens que apontam que se tratou da rejeição do “projeto que prevê o confisco de bens e heranças”. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Lula perdeu, Não foi aprovado, nossos bens e heranças como patrimônio do governo.👏👏👏Início de um novo recomeço 🙌Jesus gratidão💚💛 Vamos avançando passo a passo com Jesus Cristo.🙏 🇧🇷Segue o baile patriotas!🇧🇷 SIGA 👇

  Análise

Vimos o conteúdo circulando junto ao vídeo por diversas redes sociais (sempre com a mesma mensagem, que denota orquestração ou, no mínimo, cópia). O texto tem algumas características de fake news como o tom alarmista e os erros de português.

Além disso, não é de hoje que vídeos fora de contexto são utilizados em fake news. Já desmentimos, por exemplo a história falsa que apontava que o Congresso havia sido invadido por policiais por causa das urnas eletrônicas.

Com isso, a nossa checagem vai se dar por cima das seguintes perguntas: 1) É verdade que um projeto que prevê que bens e herança vão ficar com o governo foi rejeitado no Congresso? 2) De onde é o vídeo que está circulando na internet? 3) Há algum projeto que preveja o confisco de bens e heranças por parte do governo?

Checagem

É verdade que um projeto que prevê que bens e herança vão ficar com o governo foi rejeitado no Congresso?

Não é verdade. Já explicamos que (conforme descrevemos no início do texto) não há esta proposta de “confisco de bens e heranças” (o que seria inconstitucional) por parte do governo. Além disso, o vídeo não tem qualquer relação sequer com a votação da reforma tributária (que foi aprovada na Câmara).

De onde é o vídeo que está circulando na internet?

O vídeo, compartilhado pela deputada paranaense Aline Sleutjes, é da aprovação do Marco Temporal. O projeto (celebrado por ruralistas e criticado por indígenas) restringe a demarcação de terras indígenas ao período anterior a 1988 (data na promulgação da nossa Constituição). O vídeo original está aqui:

https://www.instagram.com/reel/Cs460umNtnO/?hl=pt

Há algum projeto que preveja o confisco de bens e heranças por parte do governo?

Não há. A reforma tributária não prevê o fim das heranças (o que nem seria permitido) e não é possível que seja realizado o confisco de bens por parte do governo brasileiro (desmentimos uma fake news similar aqui). Ou seja: isso não passa de uma balela que circula online.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o Congresso tenha votado qualquer confisco de bens e heranças. O vídeo que está circulando na internet é relativo ao Marco Temporal e não há nenhum projeto do governo desta natureza sendo planejado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm