Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Projeto de Maria do Rosário prevê que reagir a assalto pode virar crime hediondo #boato

Projeto de Maria do Rosário prevê que reagir a assalto pode virar crime hediondo #boato

Projeto de Maria do Rosário prevê que reagir a assalto pode virar crime hediondo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A deputada Maria do Rosário (Marília do Rosário) criou um projeto de Lei que prevê que reagir a assaltos pode virar crime hediondo.

O que temos visto nos últimos tempos são diversas notícias falsas antigas que estão voltando a circular. No caso de hoje, a história aponta para um suposto projeto da deputada Maria do Rosário (tratada na história como Marília do Rosário).

De acordo com o texto, que está sendo compartilhado em redes sociais, a deputada criou um projeto de Lei que prevê que reagir a assaltos pode virar crime hediondo. Leia a mensagem que circula online, acompanhada de diversos comentários contrários à esquerda brasileira:

Vocês conseguem imaginar o que acontecerá com nosso país se a esquerda voltar ao poder ? Vejam o nível dessa deputada! Defensora de bandidos ! Legítima defesa e reação a assalto pode ser crime hediondo !Absurdo essa inversão de valores ! #EsquerdaNuncaMais #EsquerdaCriminosa

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Esse é um alerta para os esquerdistas do bem, mas estão sendo engandos e iludidos. Vcs que protegem o lula que foi condenado e julgado e os processos não … Projeto de lei prevê como sendo crime hediondo a legitima defesa e a reação a assalto. Segundo a deputada Marília do Rosário, o projeto de sua iniciativa visa reduzir o grande número de assaltantes que são brutalmente assassinados no EXERCíCIO DA PROFISSÃO. Isso mesmo. NO EXERCíCIO DA PROFISSÃO.

Projeto de Maria do Rosário prevê que reagir a assalto pode virar crime hediondo?

É claro que uma história como essa não iria demorar a se espalhar. Porém, a tal “notícia” não só é falsa como também já foi desmentida no Boatos.org. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos.

A notícia foi compartilhada como verdadeira por páginas como, por exemplo, a Verdade Oculta. Porém, a história é falsa. Só para citar alguns detalhes que tornam a história irreal: a foto da postagem é da deputada Maria do Rosário, mas o texto cita a “Marília do Rosário”.

Para além disso, uma rápida pesquisa pelo projeto no site da Câmara mostra que não se encontra nada. Por fim, a fonte da informação entrega a farsa: a notícia foi criado no famigerado blog Joselito Muller. A página é de notícias falsas, normalmente com um viés de direita. Quem compartilhou não deve ter se atentado a esse detalhe.

Por sinal, a relação entre Joselito e a “Marília do Rosário” não é das melhores. Depois de publicar, em 2013, um texto que dizia que a deputada (que era ministra da Secretaria dos Direitos Humanos) tinha se comovido após um assaltante ser baleado durante um assalto, Joselito teve a Polícia Federal em sua cola por ordem da ministra.

Vale apontar que nenhum dos dois sites apontados na checagem em questão ainda existem. Também é bom citar que, de lá para cá, ninguém teve a ideia do projeto.

Resumindo: é falsa a história que aponta que a deputada Maria do Rosário sugeriu um projeto de Lei que prevê prisão para quem reagir a assaltos. É um fake velho que voltou a circular online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso