Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que prefeito de São Leopoldo tenha expulsado membros da Defesa Civil de São Sebastião (São Paulo) de resgates

É falso que prefeito de São Leopoldo tenha expulsado membros da Defesa Civil de São Sebastião (São Paulo) de resgates

Prefeito de São Leopoldo expulsa Defesa Civil de São Sebastião (São Paulo) de resgates em enchentes no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O prefeito de São Leopoldo, do PT, expulsou a Defesa Civil de cidades como São Sebastião e outras cidades de São Paulo dos resgates das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Análise

Ainda em alerta em relação às chuvas, o Rio Grande do Sul ainda é palco de diversas fake news que circulam na internet. Muitas delas surgem de “denúncias espontâneas”. É, de novo, o caso da história de hoje.

De acordo com mensagens que circulam na internet, o prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, teria resolvido expulsar a Defesa Civil de cidades como São Sebastião e outros locais de São Paulo do resgate das pessoas. Leia algumas mensagens e a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 1: PT de São Leopoldo expulsa Defesa Civil de SP que veio ajudar os gaúchos. ESSA É A TURMA QUE POSA DE ALTRUÍSTA E OSTENTA O MONOPÓLIO DA FALSA VIRTUDE. Versão 2: Prefeito de São Leopoldo, Rio Grande do Sul , proíbe a Defesa…Depois falam que é FAKE. Versão 3: Infelizmente a canalhice não ficou restrita à cidade de Canoas, mas o PREFEITO DE SÃO LEOPOLDO também merece ficar conhecido. Quem souber o nome do fidalgo, pode escrever nos comentários pra que eu possa dar menção honrosa a criatura. É sempre assim, #opovopelopovo e o estado entravando! Chega! O prefeito de São Leopoldo se chama ARY VANAZZI.

Transcrição: Com os carros da da Defesa Civil de São Sebastião, São Paulo, bebedouro o pessoal veio de lá para cá para nos ajudar e hoje chegou uma ordem da Prefeitura de São Leopoldo para acabar com eles com serviço deles aqui no estado, principalmente na nossa cidade. Eu conversei aqui com os com o pessoal do Resgate. Tem gente chorando porque para eles essa é a vida dele salvar um pouco e eles estão aqui ó, recolheram tudo que eles tinham para voltar para São Paulo, porque o nosso prefeito tá fazendo campanha política é um filho da puta. Tá lá com o ladrão na Unisinos. Claro que ele não ia deixar que essa gente fosse protagonista do dos resgates hoje em São Leopoldo, porque a imprensa nacional tá por aqui é. Isso aí é muito triste. Tudo que tá acontecendo é o povo pelo povo e quem quer nos ajudar não pode..

Checagem

Não demorou para a história circular com todas as forças em redes sociais. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões: 1) É verdade que o prefeito de São Leopoldo expulsou membros da Defesa Civil de São Sebastião (São Paulo)? 2) A Defesa Civil de São Sebastião e outras cidades ainda estão atuando em São Leopoldo? 3) Há uma disputa de quem está atuando mais nas enchentes no Rio Grande do Sul?

É verdade que o prefeito de São Leopoldo expulsou membros da Defesa Civil de São Sebastião (São Paulo)?

Não é verdade ou, no mínimo, não há nenhuma prova disso. Ao analisar o vídeo, não é possível perceber qualquer ação que apontasse que a Defesa Civil de São Sebastião estivesse sendo expulsa de São Leopoldo. Na realidade, a própria prefeitura de São Leopoldo negou, via nota oficial, que não aceitou a ajuda. Leia:

FAKE NEWS | É falso o vídeo que circula em grupos de que a Prefeitura de São Leopoldo mandou embora Defesa Civil de municípios de São Paulo

A Secretaria Geral de Governo (SGG) da Prefeitura de São Leopoldo informa que o vídeo que circula em grupos de WhatsApp e redes sociais sobre a Defesa Civil de municípios de São Paulo é falso.

A Prefeitura não mandou nenhuma equipe de órgãos de apoio efetivo, que se somou aos esforços da Força-Tarefa nas enchentes, embora do município. Outrossim agradece o apoio de todas as forças de segurança, pronto-emprego e voluntários, pelo trabalho e dedicação neste momento difícil pelo qual passa a comunidade leopoldense. É HORA DE TRABALHO e UNIÃO! DIGA NÃO A FAKE NEWS! *Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo*

A Defesa Civil de São Sebastião e outras cidades ainda estão atuando em São Leopoldo?

Outro ponto que se soma à história está na parte que teria sido “prejudicada”. Depois da publicação do vídeo, a Defesa Civil de São Sebastião fez uma postagem falando que, sim, realizou resgates em São Leopoldo (junto com a Defesa Civil de Bebedouro). Não há nada sobre “serem expulsos”. Leia:

Na data de hoje a @defesacivil.saoseba em conjunto a defesa civil de Bebedouro, contando com a escolta da @policiamunicipalsaoseba realizou mais uma ação de salvamento no município de São Leopoldo-RS. Foi estabelecido o posto de comando, PMA e PMVA.

Foram resgatadas: – 15 pessoas que estavam ilhadas em suas casas, sendo uma delas uma idosa de 84 anos com diversas comorbidades, que havia sido atacada pelo seu pet em um momento de desespero. (A vítima foi socorrida pela equipe mista das defesas civis e recebeu o atendimento pré hospitalar em área segura, posteriormente deixada aos cuidados dos seus familiares que a transportaram a uma unidade médica para cuidados posteriores conforme orientados pelas equipes de atendimento emergencial, já o pet foi atendido pela equipe veterinária voluntária e seguiu aos cuidados dos tutores).

Foram resgatados: – 21 cachorros – 12 gatos -totalizando: 33 animais. Também estiveram presentes apoiando as equipes moradores voluntários e lideranças locais. DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS!

A Defesa Civil de São Sebastião também se despediu do Rio Grande do Sul em uma postagem e não foi falado nada sobre expulsão. Na realidade, houve apenas o agradecimento sobre a recepção dos gaúchos. 

Há uma disputa de quem está atuando mais nas enchentes no Rio Grande do Sul?

Infelizmente, há. Daqui para frente, iremos ver as questões políticas (principalmente, buscando capitalizar a reconstrução) cada vez mais latentes.

Mesmo com isso, parece improvável que haja dispensa de ajuda (assim como apontam algumas fake news) apenas para alguém “aparecer mais.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o prefeito de São Leopoldo tenha resolvido “expulsar” a Defesa Civil de São Sebastião dos resgates no Rio Grande do Sul. A história foi negada pelos acusados, não consta nada de reclamações entre a parte que seria prejudicada e o vídeo que circula online não comprova nada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).