Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pré-sal foi descoberto em 1974 no governo Geisel #boato

Pré-sal foi descoberto em 1974 no governo Geisel #boato

Boato – O Pré-sal foi descoberto durante o regime militar. Lula enganou o povo ao dizer que descobriu a camada.

Hoje a Petrobras atravessa uma de suas maiores crises da história, motivada, principalmente por casos de corrupção que tiraram fundos da empresa e mancharam a sua imagem. Não era para ser assim. Em 2007, a Petrobras estava “na crista da onda” após a descoberta do Pré-Sal e a promessa de muitas riquezas para o país.

Pré-Sal foi descoberto em 194 no governo Geisel, diz boato
Pré-Sal foi descoberto em 194 no governo Geisel, diz boato

Para além da questão das “riquezas”, um texto que circula na internet levanta dúvidas sobre a descoberta durante o governo de Lula. A mensagem aponta que a camada foi descoberta durante o governo de Ernesto Geisel, em 1974. Leia trechos:

A VERDADE SOBRE O “PRÉ SAL”: O Pré-sal foi descoberto em 1974, no governo Geisel. Foi mapeado no governo Itamar Franco. Sua extração foi declarada inviável no governo Fernando Henrique, e no mundo inteiro não há tecnologia para extrair petróleo do Pré-sal.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Lula, com o governo em queda, resolveu enganar o povo, dizendo que descobriu o Pré-sal e que os problemas do Brasil estariam resolvidos. O que surpreende é que os políticos e governadores “aliados” brigam por sua “divisão”. Divisão de quê?

O governo distribuiu dinheiro da Petrobrás a rodo para PTistas e aliados, CUT, Sem-terra, UNE, etc., na compra de votos. O povo não sabe nem quer saber. A ignorância é geral. O importante é o PT, LULA E Dilma. O dinheiro acabou. E a Petrobras, pré-falida, agora importa gasolina, óleo, álcool de milho, etc.”.

A parte que tiramos da mensagem por ser gigantesca é o depoimento de um suposto técnico da empresa. Veja algumas coisas do que diz o depoimento:

– Ele diz que em 1978 descobriu indícios que havia petróleo em uma camada profunda

– Os furos foram lacrados por concreto pois não havia tecnologia para retirar petróleo “como não há até hoje”.

– Lula e o PT falaram que descobriram o Pré-Sal em 2005

– É impossível o país ficar rico com o petróleo

Dito isso, vamos aos fatos. Para começar, dá a impressão que pegaram dois textos distintos e juntaram sem checar que um contradiz o outro. O depoimento aponta que o Pré-Sal foi descoberto em 1978. A segunda parte do texto fala da descoberta em 1978. Além disso, o texto tem uma contradição com a própria realidade. Enquanto a afirmação que a descoberta do Pré-Sal foi feita em 2005, ela foi feita em 2007.

Outro indício de boato é o trecho que diz que “Itamar mapeou” e “FHC disse que é impossível”. Na realidade, nunca houve referência anterior a ações de Itamar e FHC com o Pré-Sal. A única é o tal texto do boato. Por fim, é impossível tirar petróleo do Pré-sal? Não só é possível como está sendo retirado. Desde 2009, já é extraído. De acordo com previsões, em 2020 devem ser retirados 1,8 milhão de barris por dia. Ou seja, em termos de extração (e só), a Petrobras vai bem.

Por faltas de provas e lógica, podemos afirmar que a história que aponta que o Pré-Sal foi descoberto no governo Geisel em 1974 é falsa. O petróleo na camada foi descoberto em 2007 e começou a ser extraído em 2009.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Vitor Mendes. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.