Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bandeira do Brasil vermelha no Posto Ipiranga é resultado de desbotamento e não tem nada a ver com comunismo

Bandeira do Brasil vermelha no Posto Ipiranga é resultado de desbotamento e não tem nada a ver com comunismo

Posto Ipiranga adotou a bandeira vermelha e quer adotar o comunismo no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Posto Ipiranga está usando bandeira do Brasil vermelha porque quer instituir o comunismo no país.

  Análise

Nos últimos anos, as eleições presidenciais no Brasil sofreram com um efeito chamado polarização. Basicamente, o país se dividiu em dois para apoiar dois candidatos com visões completamente opostas. Com o fim das eleições de 2022, isso foi amenizado, mas, infelizmente, não acabou.

De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, um posto da rede Posto Ipiranga teria hasteado uma bandeira do Brasil na cor vermelha. Segundo as publicações, o Posto Ipiranga estaria fazendo propaganda para o comunismo e, por isso, “patriotas” não deveriam abastecer seus automóveis em postos da rede. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “Posto Ipiranga nunca mais abasteço. Vamos fazer nossa campanha contra os postos Ipiranga. Vamos fechar esta m****. Olha a cor da bandeira. Nossa bandeira já mais será vermelha e já mais entraremos em um lugar com a bandeira do Brasil em vermelho7. Patriotas não abasteça mais nessa b****!”. Versão 2: “Bancando a desgraça do Brasil. Posto Ipiranga usam a nossa bandeira vermelha , estão precisando de nunca mais dos patriotas”. Versão 3: “Posto Ipiranga nunca mais abasteço os postos que não respeitam as cores da bandeira do nosso país.. Olhar a cor da bandeira”.

 

@antoniocorreia96♬ som original – antonio correia

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e causou revolta entre conservadores. Apesar disso, a história apresenta alguns elementos que colocam toda essa teoria em xeque. As publicações apresentam caráter vago, extremamente alarmista, não citam fontes confiáveis e também não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Como já sabemos, essas são características de fake news na internet.

A partir disso, separamos três perguntas para responder o porquê você não deve acreditar nessa história: 1) O posto Ipiranga adotou a bandeira vermelha do Brasil? 2) O posto Ipiranga adotou o comunismo por causa da bandeira? 3) A bandeira vermelha significa a implantação do comunismo no Brasil?

Checagem

O Posto Ipiranga adotou a bandeira vermelha do Brasil?

Definitivamente não. A suposta bandeira vermelha do Brasil, na realidade, é uma bandeira do Brasil (verde e amarela) desbotada pela ação do tempo. Como é possível observar na imagem, a bandeira (que na verdade é uma impressão de uma imagem da bandeira nacional) fica estendida no alto da estrutura do posto. Se isso não bastasse, ela fica exposta ao tempo e à ação dele (como sol, chuva e vento). Por conta da qualidade da imagem, da imagem escolhida, do tecido utilizado, de como a impressão foi feita e dos pigmentos utilizados na impressão, a bandeira desbotou para uma coloração avermelhada/acinzentada.

O posto Ipiranga adotou o comunismo por causa da bandeira?

Não. Loucura tem limite, gente. A rede Ipiranga está espalhada por todo o Brasil e lucra em cima da venda de combustíveis. A empresa está totalmente inserida em uma lógica capitalista e comercial. Com certeza, a rede Ipiranga não estaria à frente de uma propaganda comunista. E como já explicamos, a bandeira no tom avermelhado é apenas um desbotamento. Quando ela foi inicialmente colocada lá, era verde, amarela, azul e branca.

Além disso, essa história de comunismo é usada apenas para enganar os mais desavisados. Apesar de algumas nações se intitularem comunistas (ou pessoas afirmarem que elas são), nem Marx e nem estudiosos de Marx acreditam que uma nação conseguiu atingir as premissas do comunismo. Ou seja, o comunismo defendido por eles, até o momento, nunca existiu na prática. Enquanto isso, boa parte das nações que se autointitulam comunistas são, na verdade, ditaduras sem eleições ou sem eleições transparentes, com diversas restrições, inclusive, de direitos.

A bandeira vermelha significa a implantação do comunismo no Brasil?

Não. Assim como citamos acima, o comunismo nunca existiu e nem está perto de existir. Então, podem ficar tranquilos. A história surgiu para criar um novo alvoroço e voltar a acirrar a polarização política no Brasil. A bandeira vermelha do Brasil que foi flagrada no Posto Ipiranga é uma bandeira do Brasil desbotada, que sofreu a ação do tempo e, por isso, ficou daquele jeito e daquela cor. Não existe nada além disso. Tudo o que está sendo dito além disso é teoria da conspiração (e sem provas, o que pode resultar em um belo processo).

Conclusão

Fake news ❌

O Posto Ipiranga não está fazendo propaganda para o comunismo ao usar uma bandeira do Brasil vermelha. O flagra da bandeira vermelha mostra uma antiga impressão da bandeira do Brasil em um posto Ipiranga. Como é possível reparar, a bandeira é velha e está desbotada. Considerando que a bandeira foi colocada no alto da estrutura do posto, acreditamos que ela nunca tenha sido tirada de lá, o que a deixa exposta à ação constante do tempo (como sol, chuva e vento). Isso colabora para o desbotamento do tecido. Não tem nada de comunismo ou propaganda oculta. É apenas o tempo agindo sobre o tecido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)