Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Polícia do Planalto prendeu homem que fez ameaças a Bolsonaro e Jornal Nacional escondeu #boato

Polícia do Planalto prendeu homem que fez ameaças a Bolsonaro e Jornal Nacional escondeu #boato

Polícia do Planalto prendeu homem que fez ameaças a Bolsonaro e Jornal Nacional escondeu, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Jornal Nacional só mostrou a Polícia do Planalto prendendo um homem, mas escondeu que ele queria matar o presidente Jair Bolsonaro.

Não faz muito tempo que falamos sobre uma tática já manjada em fake news que parece que está sendo colocada em prática com mais frequência: a criação de narrativas falsas em cima de um episódio real. No caso de hoje, ressuscitaram uma história lá de 2019 para atacar a mídia brasileira (mais especificamente, o Jornal Nacional).

Um vídeo (que não será exibido aqui) de um homem ameaçando o presidente Jair Bolsonaro está sendo compartilhado com mensagens que apontam que a Globo resolveu mostrar apenas a ação da polícia ao prender o homem, mas escondeu as ameaças ao presidente. Os textos que circulam online também “aconselham” que se não acredite na mídia. Leia:

Versão 1: Globo mostrou no Fantástico a prisão pela policia do Planalto,mas não mostrou ameaça do mesmo ao PR! Esse vídeo passou no Jornal Nacional, só a parte que a Polícia do Planalto prende ele. Mas a parte que esse homem ameaça o Presidente Bolsonaro o Jornal Nacional não mostrou. Então faça um favor, mostre a seus contatos a verdade que a mídia suja não mostra. #Bolsonaro #Fantastico Versão 2: Disseram que esse vídeo passou no JN, só a parte que a polícia do planalto prende ele. Parte com ameaça ao Presidente Bolsonaro o JN não mostrou! Então faça um favor, compartilhe e mostre a todos os seus contatos o que esse jornal podre e sujo, não mostrou!

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 3: Segunda-feira “brava” e já mostrando a nefasta tv lixo Globosta, onde esse vídeo passou no Jornal Nacional, só a parte que a Polícia do Planalto prende O terrorista. Mas a parte que esse homem ameaça o Presidente Bolsonaro o Jornal Nacional não mostrou. #GloboLixo #GloboNewsLixo Versão 4: Esse situação foi ao *Jornal Nacional*, mas só a parte que a Polícia do Planalto prende o rapaz. *Toda ameaça que o rapaz fez ao Presidente Bolsonaro* o Jornal Nacional não mostrou. Assim atua parte de nossa mídia – sem compromisso com a realidade.

Polícia do Planalto prendeu homem que fez ameaças a Bolsonaro e Jornal Nacional escondeu?

Como foi possível de se ver nas mensagens em questão, não demorou muito para a narrativa de que a mídia escondeu a ameaça ao presidente se espalhasse. Porém, os textos que circulam não têm informações corretas. Conseguimos solucionar o caso ao buscar mais detalhes sobre o vídeo em questão.

O primeiro dos erros contidos na mensagem (que, por sinal, tem características “clássicas” de fake news) é temporal. Apesar de as mensagens estarem circulando em massa em outubro de 2021 (possivelmente com a ajuda de impulsionamentos automáticos), a prisão e o vídeo em questão vieram à tona em 2019. Ou seja: está longe de ser uma “informação quente”.

Na época, o homem em questão foi preso após quebrar uma vidraça na entrada do Congresso. E aí chegamos ao “segundo erro”. Ao contrário do que apontam as mensagens, não foi uma obra da “Polícia do Planalto” (órgão que sequer existe, aliás). Na realidade, quem efetuou a prisão foi a Polícia Legislativa (que faz a segurança do Congresso Nacional).

Os erros não param por aí. Ao contrário do que apontam as mensagens, o homem não parecia ter como alvo “apenas” Bolsonaro. Essa matéria do Poder 360 aponta que o homem fez ameaça a outros políticos como Lula, Ciro Gomes e Marco Feliciano. Ou seja: nem há, aparentemente, uma motivação político-partidária tampouco o homem focava no presidente.

Por fim, o Jornal Nacional (ou Fantástico). Só pelo fato da notícia ser antiga, já podemos “desconfiar” que não passou nos noticiários da Globo recentemente. Mas a coisa não para aí. Não encontramos também nenhum vídeo do Jornal Nacional ou do Fantástico falando da tal prisão do homem em questão.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o Jornal Nacional mostrou um homem sendo preso e escondeu suas ameaças, assim como é falsa a história que aponta que a Polícia do Planalto o prendeu. O texto que circula online usa informações antigas para inventar um monte de lorotas e vender o caso como atual.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso