Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PF prendeu van com 152 urnas eletrônicas fraudadas por Haddad #boato

PF prendeu van com 152 urnas eletrônicas fraudadas por Haddad #boato

Boato – Deu na TV Record! A Polícia Federal acabou de prender uma van com 152 urnas eletrônicas fraudadas. Dessas, 121 tinham 72% de votos para Haddad.

Estamos nos últimos momentos antes do primeiro turno das eleições e, como nunca, um assunto tem incomodado muitos brasileiros: as urnas eletrônicas. Em meio a mostras por parte do TSE de que o sistema é seguro e especulações por parte de alguns especialistas de que o sistema seria passível de fraudes, muita desinformação tem circulado online e está distorcendo um debate que poderia ser saudável.

A última que viralizou no Facebook e no WhatsApp dá conta de que a Polícia Federal acabou de desbaratar uma tentativa de fraude a favor do candidato Fernando Haddad (PT). Uma mensagem aponta que a PF apreendeu uma van com 152 urnas eletrônicas. Dessas, 121 já tinham 72% dos votos para Haddad. Leia a mensagem que circula online:

Acabou de dar na Record,PF prende uma van com 152 urnas eletrônicas,dessas 121 estavam preenchidas com voto para o Haddad com pelo menos 72 % dos votos. Repassem urgente,é um golpe contra o bolsonaro e um crime contra seus seguidores

PF prendeu van com 152 urnas eletrônicas fraudadas por Haddad?

Parece que as pessoas estão mesmo desconfiadas com as urnas eletrônicas. Porque para compartilhar uma mensagem como essa tem que estar muito com a pulga atrás da orelha. É claro que a informação é falsa. Calma que a gente explica tudinho para vocês. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Quando batemos o olho na mensagem, já vimos que tinha uma grande chance de ser uma fake news. Ela tem as principais características de um boato. Ela é vaga (como que uma mensagem importante como essa não tem sequer a data e o local da apreensão?), alarmista, com erros de português (inclusive, eles confundem prendeu com apreendeu) e pedido de compartilhamento.

A mensagem até cita uma fonte confiável, a TV Record. E foi aí que chegamos a verdade. Tentamos procurar pela informação no site da Record, o R7. Como imaginávamos, não tinha nenhuma informação a respeito. No site da Polícia Federal também não há nenhuma informação sobre apreensão de urnas eletrônicas fraudadas por Haddad.

Tentamos, ainda, procurar pela notícia em qualquer outra fonte confiável e nada encontramos. Vamos racionar: o que aconteceria se, nas vésperas das eleições, uma van é descoberta com um monte de urnas eletrônicas fraudadas? É claro que viraria notícia na mídia. Mas, até o momento, só é “notícia” (fake) no WhatsApp e no Facebook.

Resumindo: a história que aponta que a Polícia Federal apreendeu uma van com urnas eletrônicas fraudadas por Haddad é falsa. É mais um boato criado no WhatsApp com o único objetivo de fazer as pessoas confiarem “um pouquinho menos” nas urnas eletrônicas.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.