Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PF conclui que Lula não é dono de triplex no Guarujá #boato

PF conclui que Lula não é dono de triplex no Guarujá #boato

Boato – Após investigações, a Polícia Federal concluiu que o ex-presidente Lula não é o dono do triplex no Guarujá. A dona é uma publicitária.

Dentro de todas as investigações da Operação Lava Jato, uma das que mais levanta polêmica é a que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o triplex no condomínio Solaris, na cidade do Guarujá, litoral de São Paulo. Quem não gosta dele fala que o bem é a prova do seu envolvimento com empreiteiras. Quem gosta reclama das investigações.

Na última semana, uma notícia botou mais lenha na fogueira ainda na discussão. Ela dava conta de que a Polícia Federal concluiu que o triplex não é de Lula. A informação apontava que o imóvel seria de uma publicitária também investigada pela PF. De início, a mídia publicou a informação. Depois, sites e páginas favoráveis a Lula a replicaram. Leia uma das versões:

Inocente: PF conclui que tríplex no Guarujá não era do ex-presidente

Moro torna público relatório que aponta a verdadeira dona do tríplex em São Paulo

Aqueles que discordam do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff nomeiam o processo de afastamento da presidente como um golpe. Para sustentar essa afirmação, diversas atividades suspeitas são apontadas no afastamento de Dilma, desde as investigações da #Lava Jato, como a parcialidade nas delações premiadas. Há algum tempo, o ex-presidente #Lula é apontado como dono de um tríplex no Guarujá em São Paulo, ganhando capas e muitas notícias em diversos veículos de comunicação.

Essas notícias eram baseadas no processo de investigação da operação que ficou conhecida como Triplo X, uma analogia ao tríplex no condomínio Solaris. A investigação chegou ao final e o seu relatório foi emitido no dia 12 de agosto, mas somente no dia 18 de agosto o juiz Sérgio Moro tornou público o relatório que conclui que Luiz Inácio Lula da Silva não é dono de nenhum tríplex, como foi mencionado diversas vezes. A operação triplo X foi deflagrada em 27 de janeiro de 2016 e encerra suas investigações indiciando uma publicitária (a verdadeira dona do tríplex) e funcionários da Mossack Fonseca do Brasil.

PF concluiu que Lula não é dono de triplex no Guarujá?

Como falamos, a história foi utilizada como combustível por muitas pessoas que defendem Lula. Porém, a informação não é verdadeira e foi causada por uma confusão iniciada pela imprensa. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A receber a informação de que uma publicitária era dona de um triplex no Solaris, a mídia não se deu conta de um detalhe: o inquérito não tratava do mesmo imóvel no qual Lula é suspeito de ser dono. O triplex da publicitária (Nelci Warken) é o 163-B. O que seria de Lula é o 164-A.

Depois que o erro foi percebido, alguns sites desmentiram a informação. Um deles foi o blog de Leonardo Sakamoto, que aproveitou para fazer uma crítica a tantos erros na imprensa (inclusive no caso do candomblé e Thiago Braz). Porém, a informação errada já estava espalhada.

Resumindo: apesar de links apontando que a PF concluiu que Lula não é o dono do triplex no Guarujá, a inquérito continua em andamento e só saberemos da verdade quando ele for concluído.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Aline Reis. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

https://www.boatos.org/politica/lista-fake-news-eleicoes-2018.html