Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PF invadiu a casa do ministro do STF Alexandre de Moraes #boato

PF invadiu a casa do ministro do STF Alexandre de Moraes #boato

PF invadiu a casa do ministro do STF Alexandre de Moraes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A casa caiu para o ministro do STF Alexandre de Moraes. Após descobrir grampo, a Polícia Federal invadiu a casa dele.

Nos últimos tempos, um fenômeno muito curioso tem ocorrido no “mundo das fake news”. Pessoas que tinham sites que compartilhavam conteúdo falso ou distorcido de política “migraram” para o YouTube e têm conseguido, com certa tranquilidade, compartilhar conteúdo falso por lá.

Esses vídeos têm algumas características como o uso de voz automática (ou então de um narrador que não se identifica), uso de números no lugar de letras nos títulos dos vídeos (sempre chamativos), conteúdo ufanista pró-intervenção militar ou Bolsonaro e duração suficiente para gerar lucro com publicidade. Explicamos tudo no vídeo abaixo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Hoje, vamos falar de mais um desses conteúdos. Está circulando em redes sociais um vídeo que aponta que a Polícia Federal invadiu a casa do ministro do STF Alexandre de Moraes e que a “casa caiu” para ele. Leia algumas das mensagens que circulam online junto ao vídeo (que não será exibido aqui):

Versão 1: PF lNVADE CASA DE ALEXANDRE DE MORAESTAMBÉM? VAZ0U MlNlSTRO CAIU NO GRAMPO Versão 2: 27-07-2020 PF INVADE A CASA DE ALEXANDRE DE MORAES, A CASA CAIU!!!

PF invadiu a casa do ministro do STF Alexandre de Moraes?

Muita gente compartilhou o vídeo por aí, garantindo aquelas visualizações que fazem mais conteúdo falso ser criado. Mas será mesmo que a informação é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Para chegar à solução do caso, bastou fazer duas coisas. A mais difícil foi assistir o vídeo por completo. E, ao contrário do que o título dá a entender, o vídeo não fala nada sobre invasão de casa do ministro do STF.

Assim como “bom” conteúdo falso no YouTube, o vídeo se limita a, na seguinte ordem, pedir inscrição, opinar a favor de Bolsonaro, contra o STF e ler uma notícia do final de 2019 que fala que uma ligação de Alexandre de Moraes de 2015 foi interceptada em meio a uma investigação (arquivada) contra um desembargador. Mais nada.

A segunda coisa que fizemos foi buscar sobre qualquer notícia em relação à qualquer operação da Polícia Federal na casa do ministro do STF. Como era de se imaginar, nada encontramos em fontes confiáveis.

Com isso, podemos dar o veredicto. O vídeo que aponta que o ministro Alexandre de Moraes teve a casa invadida pela Polícia Federal é falsa. Trata-se de um conteúdo com título enganoso só para fazer algumas pessoas ganharem visualizações no YouTube.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK