Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pessoa que está “ostentando dinheiro” não é secretário dos Povos Indígenas de Lula

Pessoa que está “ostentando dinheiro” não é secretário dos Povos Indígenas de Lula

Secretário dos Povos Indígenas de Lula foi flagrado ostentando dinheiro em festa, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o secretário adjunto da Secretaria dos Povos Indígenas do governo Lula ostentando dinheiro. 

  Introdução

Um dos principais eventos da semana foi a Cúpula da Amazônia, realizada em Belém nos últimos dias. Como a questão indígena foi muito abordada, ataques começaram a surgir na web.

Um deles aponta que um homem que apareceu em uma festa “ostentando” dinheiro em uma festa seria o secretário adjunto da Secretaria dos Povos Indígenas do governo Lula. Leia algumas das mensagens que estão viralizando online:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: Olha aí o secretário adjunto da Secretaria dos Povos Indígenas do DESGOVERNO LULA DO PT, Bira Sompré. Você ainda acha que esse país vai pra frente? Versão 2: Olha aí o secretário adjunto da Secretaria dos Povos Indígenas, Bira Sompré. Você ainda acredita que lula e o PT pensa no pobre e no trabalhador 😂😂😂😂😂😂vai acreditando mané 😂😂😂😂😂 a picanha que lula prometeu foi para eles ,ai está mais uma prova , já para vc só restou a abóbora 🎃😂😂😂😂😂 chupa que essa cana é doce meu filho

  Análise

Vimos os vídeos circulando com algumas variações (inclusive sem falar sobre o governo federal) em redes sociais como o TikTok, Facebook e Twitter.

A mensagem tem algumas características de fake news como o tom alarmista,  os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Na parte da checagem de conteúdo, vamos responder a algumas questões. A primeira é se a pessoa do vídeo é, realmente, o secretário da Secretaria dos Povos Indígenas de Lula. A segunda é quem é a pessoa do vídeo em questão? A terceira é se o vídeo significa que haja algo vergonhoso para “Indígenas do Brasil”.

Checagem

A pessoa do vídeo é, realmente, o secretário da Secretaria dos Povos Indígenas de Lula?

Não é. Para começar, sequer existe este cargo no governo federal. A estrutura do governo federal tem um Ministério dos Povos Indígenas. A ministra é Sônia Guajajara. Todas as secretarias executivas e secretaria do ministério são ocupadas por mulheres. Para completar, há identificação da pessoa no vídeo.

Quem é a pessoa do vídeo em questão?

A pessoa é identificada como Bira Sompré. Ele é um indígena que foi eleito vereador de Marabá. Neste ano, ele foi, de fato, indicado para uma “Secretaria dos Povos Indígenas”. Ela, porém, é do estado do Pará. O vídeo já virou notícia há algum tempo na mídia local.

O vídeo significa que haja algo vergonhoso para “Indígenas do Brasil”?

Fora o fato de que é brega ficar ostentando dinheiro em vídeo, não há. As mensagens partem de um pressuposto que todo indígena tem que ser pobre e não pode ter bens. Na realidade, o estilo de vida das pessoas (sendo alcançado de forma honesta, claro) só depende da escolha dela mesmo. O fato do Bira Sompré posar com dinheiro nada tem a ver com a luta indígena no Brasil.

Conclusão

Exagerado 🗣️

O vídeo é de um indígena, mas não tem qualquer relação com o governo Lula. Na realidade, Bira Sompré é secretário-adjunto da Secretaria dos Povos Indígena do Pará. Além disso, o vídeo não tem nada a ver com a luta dos povos indígenas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm