Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pedro Bial diz que redes sociais são perigosas porque dão poder a direitistas #boato

Pedro Bial diz que redes sociais são perigosas porque dão poder a direitistas #boato

Boato – Pedro Bial diz que redes sociais são perigosas, pois direitistas crescem com elas. Após declaração, internautas pedem boicote ao apresentador da Globo.

Apesar de clichê, a frase “não acredite em tudo o que você lê na internet” ainda é o melhor remédio quando o assunto é fake news. Isso porque não é difícil encontrar histórias bizarras e declarações falsas de famosos circulando por aí. A última delas envolve ninguém menos que Pedro Bial.

De acordo com as mensagens que viralizaram no Facebook e WhatsApp, o jornalista Pedro Bial, atualmente apresentador do programa Conversa Com Bial (da TV Globo), teria dito que as redes sociais são perigosas porque dão poder a direitistas. A declaração, que é acompanhada de um pedido de boicote, afirma ainda que o Facebook tirou parte do poder da Globo.

A declaração fez tanto sucesso nas redes sociais que gerou até uma resposta em um “textão”, claro, também no “Feice”. Na mensagem, o texto diz que foi sábia a decisão do Facebook de retirar o poder de expressão da Globo para colocar nas “mãos certas” e afirma que as declarações do jornalista ferem a estabilidade da nação. Leia o que diz a mensagem:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

ESTAS FORAM AS CENSURAS DO JORNALISTA PEDRO BIAL AO FACEBOOK………………………………………………………………………… ” As redes sociais são perigosas, pois os conservadores crescem com elas.O Facebook retirou parte do poder da Globo e deu a qualquer direitista que mexa em um teclado.” Bora boicotar essa criatura também. Mais um que precisa respeitar o povo. Vamos lá Brasil!!! #PedroBialNão

Pedro Bial diz que redes sociais são perigosas porque dão poder a direitistas?

Assim que publicada, a declaração já começou a ser compartilhada a torto e a direito. Mas será mesmo que Pedro Bial disse que as redes sociais são perigosas porque dão poder a direitistas? A resposta é não. Entenda os porquês.

Para começar, o histórico não ajuda. Afinal, não são raras as vezes em que declarações falsas são atribuídas a famosos. Aliás, Pedro Bial já está nesse “bonde” faz tempo, com as histórias de que Ana Paula do BBB seria sua prima e de um áudio sobre a posse de Haddad.

Não por acaso, a mensagem “joga” a declaração e não apresenta nenhum contexto de quando, para quem ou em que situação o jornalista teria dito isso, o que nos leva as características clássicas de boatos online: vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis.

Como você pode imaginar, ao buscarmos pela declaração, não encontramos nada. Até chegamos a algumas críticas do jornalista às redes sociais como esta, em que ele afirma que “as redes sociais estragam seu dia” e em outra onde Bial diz que as redes sociais se tornaram uma distopia. Nesta matéria do UOL, Bial afirma que 99,9% dos textos que são atribuídos a ele na internet, não foram escritos por ele. Porém, nada que envolva “poder a direitistas” foi dito.

Resumindo: Pedro Bial não disse que redes sociais são perigosas porque dão poder a direitistas. Não há nada que prove a declaração do jornalista. Ou seja, mais uma para a conta dos 99,9% citadas por ele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.