Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pauta dos caminhoneiros pede renúncia de Temer e eleições antecipadas #boato

Pauta dos caminhoneiros pede renúncia de Temer e eleições antecipadas #boato

Boato – Caminhoneiros lançaram uma lista de reivindicações. Na pauta dos caminhoneiros em greve estão a renúncia de Temer, dos presidentes do Senado e Câmara e eleições antecipadas.

Que a greve dos caminhoneiros está rendendo muito assunto, todo mundo que mora neste “planeta chamado Brasil” já sabe. Em meio ao impasse sobre o fim das negociações, pedidos aparecem aos montes. Um deles tem chamado muita atenção na internet. Trata-se de um “textão” de WhatsApp que descreveria a pauta dos caminhoneiros.

De acordo com a mensagem que circula online, os caminhoneiros resolveram que, a partir da semana que vem, vão exigir três itens políticos na pauta (para além de exigências da classe): renúncia do presidente, renúncia dos presidentes do Senado e Câmara e eleições antecipadas. O texto também diz que, se não tiver os pedidos atendidos, os caminhoneiros “vão radicalizar”. Leia a mensagem que circula online:

Pauta dos caminhoneiros: Para evitar as mentiras da imprensa, segue abaixo a pauta dos caminhoneiros: A) Frete mínimo nacional. B) Corte total do Imposto PIS/CONFINS sobre o diesel e Gasolina. C) redução dos pedágios para caminhoneiros. D) Fim da CIDE ( Parcialmente cumprido pelo governo) E) Renegociação das dividas dos caminhoneiros. F) Estradas em bom estado.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Essa é nossa pauta e o governo nada fez, apenas cortou a CIDE, porém não são 3 centavos que vai fazer o movimento parar. O prazo para o governo atender nossas reivindicações é até segunda feira, dia 28, mas com caminhoneiros paralisando vias de acessos. A partir do dia 29 iremos radicalizar e paralisar ainda mais o governo. A partir de terça, caso todas as pautas nao sejam atendidas iremos:

1) bloquear totalmente todas as estradas federais, deixando apenas veículos de polícias, ambulâncias e bombeiros passararem. 2) Paralização total dos portos e aeroportos. E nova pauta a ser incluída além das pautas de A a F, vamos incluir: G) renúncia do presidente. H) renúncia dos presidentes do senado e Câmara. I) Eleições antecipadas. Quem quebrou a economia do país foi o roubo de vocês políticos. Acabou a brincadeira. O prazo está dado e o relógio correndo. Vocês políticos quando querem desviar recursos, aprovam até leis, porque não agora, aprovam leis para benefício do povo?

Cadê o povo brasileiro pra apoiar os caminhoneiros, o gigante não havia acordado? Cadê os agricultores com suas máquinas na pista ou não usam óleo diesel? Cadê os professores, médicos, polícia, cadê o povo brasileiro pra se unir e lutar pelo Brasil ? Não é só o caminhão que pede socorro, mas sim a população brasileira! Acorda povo, vamos pra rua, tem que ser agora ou estaremos todos ferrados !!! Faça a sua parte, ajude ao menos a compartilhar essa mensagem! Mostre a sua indignação!

Pauta dos caminhoneiros pede renúncia do presidente Temer e eleições antecipadas?

A tal mensagem está viralizando na internet. Mas será mesmo que a lista de reivindicações dos caminhoneiros que está circulando na web é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Uma dica valiosa: não acredite em tudo que está sendo dito no WhatsApp em relação à greve dos caminhoneiros. Tem muita gente tentando se utilizar politicamente de uma pauta de classe. Essas pessoas mais querem ver o “circo pegar fogo” do que ver os caminhoneiros sendo atendidos. E uma das armas dessas pessoas (muitos a favor de uma intervenção militar) está em espalhar fake news.

O primeiro ponto que entrega a farsa está na própria mensagem. Ela segue as principais características de um boato online: é vaga, alarmista, tem erros de ortografia, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Só por esse motivo, já aconselharíamos que você não a repassasse sem checar.

Para matar a charada, fomos verificar quais são as pautas dos principais movimentos que estão à frente da paralisação dos caminhoneiros. Um dos movimentos é a Abcam. Por meio do site oficial, a Associação Brasileira dos Caminhoneiros está pedindo, basicamente, redução de impostos e tributos relacionados ao óleo diesel.

A Confederação Nacional de Transportes Autônomos (CNTA) também divulgou a lista de reivindicações. Lá não consta renúncia de Temer, ministros e etc. O mesmo vale para a terceira entidade que lidera a paralisação, a União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam).

Para além disso, as próprias entidades negaram que o texto que circula online pertence a eles. Para o Jornal do Brasil, a Abcam disse que “Isso é mentira. Recebemos aqui [o texto compartilhado pelo WhatsApp] e é, claramente, uma mentira. Seguimos com as já conhecidas pautas”. A Abcam e a CNTA também negaram a autoria da mensagem à Gazeta do Povo.

Resumindo: a história que aponta que os caminhoneiros estão querendo radicalizar o movimento e passaram pedir a renúncia de Temer e novas eleições é falsa. Não passa de mais um boato sobre a greve dos caminhoneiros que circula na web.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Marcações: