Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Paulo Pimenta tenha se negado a beber água de purificador doado para vítimas das enchentes no RS

É falso que Paulo Pimenta tenha se negado a beber água de purificador doado para vítimas das enchentes no RS

Paulo Pimenta se negou a beber água de purificador doado para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O ministro Paulo Pimenta se negou a beber a água do purificador doado após campanha de Felipe Neto para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Análise

Estamos vendo, cada vez mais, ataques direcionados a figuras que têm obtido destaque na questão das enchentes do Rio Grande do Sul. A última das histórias que vimos aponta para uma ação do agora ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

Um vídeo da apresentação de um purificador de água que chegou ao Rio Grande do Sul está circulando junto com mensagens que apontam que Paulo Pimenta teria se negado a beber a água purificada pelo aparelho. Leia algumas das mensagens que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: SEGUNDO O FABRICANTE O SISTEMA DE FILTRAGEM SÓ RETIRA RESÍDUOS SÓLIDOS DA AGUA, MAS NÃO A TORNA AGUA POTÁVEL, POR ISSO PAULO PIMENTA NÃO BEBEU… Versão 2: Rubinho Nunes: Preste atenção no Paulo Pimenta: ele simplesmente ficou com nojo da água do equipamento que ele está levando para a população desabrigada do Rio Grande do Sul. É assim que o governo trata o povo, Com Nojo!

Checagem

O vídeo gerou muitos comentários em redes sociais. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) Qual é o contexto do vídeo do ministro Paulo Pimenta que está circulando na internet? 2) Paulo Pimenta se negou a beber a água do purificador enviado para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? 3) Há algum motivo para alguém se negar a beber a água que sai do purificador enviado para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul?

Qual é o contexto do vídeo do ministro Paulo Pimenta que está circulando na internet?

O vídeo original foi gravado no dia 8 de maio de 2024. Na ocasião, os purificadores de água doados após ação organizada por Felipe Neto chegaram ao Rio Grande do Sul. Paulo Pimento esteve no local e participou da apresentação do produto. O vídeo em questão foi filmado pela Rádio Itatiaia e pode ser visto abaixo:

Paulo Pimenta se negou a beber a água do purificador enviado para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul?

Se você assistiu ao vídeo que viralizou na internet e o vídeo correto do dia da apresentação dos purificadores de água, vai perceber que Paulo Pimenta bebe a água oferecida por quem estava operando a máquina.

O vídeo que viralizou, na realidade, corta o trecho em que o ministro bebe a água. Ou seja: as imagens foram manipuladas para dar a impressão de que Paulo Pimenta recusou a água.

Há algum motivo para alguém se negar a beber a água que sai do purificador enviado para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul?

Não. A máquina em questão é o purificador de água da empresa PWTech. A capacidade de filtrar a água é comprovada e o produto já está sendo utilizado para ajudar famílias no Rio Grande do Sul. Não haveria motivo para alguém se negar a beber a água em questão.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o ministro Paulo Pimenta tenha se negado a beber a água que veio de um purificador doado por Felipe Neto. O vídeo que está viralizando foi manipulado para dar a falsa ideia de que ele recusou o produto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).