Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fala de Paulo Pimenta sobre 39% dos votos não tem qualquer relação com fraude nas eleições

Fala de Paulo Pimenta sobre 39% dos votos não tem qualquer relação com fraude nas eleições

Paulo Pimenta admitiu fraude nas eleições ao dizer que Lula teve só 39% dos votos, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ministro Paulo Pimenta admitiu uma fraude nas eleições de 2022 ao dizer que Lula foi eleito com apenas 39% dos votos.

Análise

Tem circulado na internet um vídeo que seria a “prova” de que houve “fraude” nas eleições de 2022 (algo que já foi refutado pela Justiça e pela lógica).

O vídeo em questão mostra uma entrevista ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, em que ele cita que Lula teve “39% dos votos” nas eleições de 2022.

Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que isso seria uma admissão de que houve fraude nas urnas eletrônicas. De acordo com a “lógica” das mensagens, Bolsonaro teria tido 61% dos votos. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: 🚨 FRAUDE 51,05% dos votos válidos no 2° turno Eleições/22 eram p/mara @jairbolsonaro Dep. Paulo Pimenta confirma, Lula foi eleito c/39% dos votos. 🌶desmascara TSE, IPEC, MILÍCIAS DIGITAIS e os especialistas q/fizeram discursos vagos p/atestar a fraude eleitoral @plnacional_

Versão 2: Vejam disse Desde o início desse governo, pessoas ligadas ao lule, veem soltando que lule não foi eleito pelo povo, agora foi a vez de Paulo Pimenta, que disse “lula foi eleito com 39% dos votos. O que eles pretendem com isso, nos humilhar, ou dizer que não adianta mais votar?

Versão 3: PAULO PIMENTA EM ENTREVISTA FALA QUE LULA SÓ TEVE 39% DOS VOTOS VÁLIDOS. Versão 4: Oxi??? E quem foi que completou o restante, os 11,90% ? 50,90% – 39,00% = 11,90% Fonte: Agência Senado “Paulo #Pimenta afirma categoricamente em entrevista que #Lula foi eleito com 39% dos votos.”

Checagem

A história deixou muita gente inquieta em redes sociais. Por isso mesmo, aqui estamos para fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) Paulo Pimenta admitiu fraude nas eleições ao dizer que Lula teve 39% dos votos? 2) Qual a explicação de Paulo Pimenta ao falar em 39% dos votos para o presidente? 3) Houve fraude nas eleições de 2022 a favor de Lula?

Paulo Pimenta admitiu fraude nas eleições ao dizer que Lula teve 39% dos votos?

Não. Na realidade, a fala em questão foi tirada de contexto. Por mais estranho que possa parecer, a fala dele (se levarmos em conta a lógica discursiva do momento) não estava errada e, ao mesmo tempo, não prova fraude alguma nas eleições. Tanto que Paulo Pimenta gravou um vídeo explicando a situação.

Qual a explicação de Paulo Pimenta ao falar em 39% dos votos para o presidente?

Em um vídeo publicado em redes sociais, Paulo Pimenta apontou que ele estava se referindo ao percentual relativo ao total de eleitores do Brasil. Neste cálculo, Lula teria 39% dos votos e Bolsonaro 37%.

Fizemos o cálculo e tem lógica (apesar de haver um arredondamento de números). Lula (com 60.345.999 votos) teve exatos 38,57% dos votos de eleitores aptos a votar (156.454.101). Bolsonaro, por sua vez, teve 37,20% (58.206.354).

Vale apontar que a contagem oficial não leva em conta votos em branco, nulos e abstenções. Neste caso, Lula teve 50,90% dos votos e Bolsonaro teve 49,10%. 

Houve fraude nas eleições de 2022 a favor de Lula?

Apesar das inúmeras fake news sobre o processo, não há qualquer prova ou mesmo indício que aponte para isso. Tanto que há investigações em estado avançado que mostra crime nas acusações sem provas (e/ou falsas) que visavam descredibilizar as eleições e “patrocinar” um golpe de estado.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Paulo Pimenta tenha admitido uma fraude nas eleições de 2022 ao falar em “39%” dos votos. A contabilização levava em conta o total do eleitorado e não os votos válidos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).