Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Papa Francisco caiu pela segunda vez em um mês por causa de doença #boato

Papa Francisco caiu pela segunda vez em um mês por causa de doença #boato

Boato – O papa Francisco precisa de nossas orações. Ele caiu pela segunda vez em um mês e está muito doente porque só tem um pulmão.

Mesmo em período eleitoral no Brasil, sempre sobra um espaço para uma fake news sobre uma figura em especial: o papa Francisco (ainda bem que não fizeram nenhuma, ainda, envolvendo ele e as eleições). Desta vez (na verdade, de novo), estão falando que ele está com sérios problemas.

Uma imagem de Francisco no chão sendo aparado por outras pessoas está sendo acompanhada pela informação de que ele caiu pela segunda vez neste mês por causa “de doença” e que ele só tem um pulmão. Ao final, a mensagem pede que as pessoas orem pelo pontífice. Leia a mensagem que circula online:

O Papa Francisco precisa das nossas orações. O Papa Francisco sofreu de doença e esta é a segunda vez que ele caiu daqui a um mês. Tem apenas um pulmão porque o outro foi removido devido a infecções. Ele precisa de mais das nossas orações do que nunca. Pedimos a todos os católicos e não católicos em todo o mundo para orar pelo Papa Francisco para que ele possa continuar as suas reformas e ajudar os pobres como o líder da humanidade.

O nosso objetivo é chegar a dez milhões de Ave Maria para o papa. A campanha acabou de começar. COMPARTILHE ESTA MENSAGEM PARA 5 Grupos, a fim de apoiar o trabalho do Papa Francisco. Ave Maria, cheia de graça, o senhor está com você. Você é abençoado entre as mulheres e Jesus o fruto do seu ventre é abençoado. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pobres pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém. Não se esqueça de compartilhar para nos ajudar a alcançar o nosso objetivo de 10 milhões de Santa Maria. Podemos alcançá-lo.

Papa Francisco caiu pela segunda vez em um mês porque está doente?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Se você fez uma leitura mais atenta, vai perceber que falamos um “de novo” no início deste texto. Sim, além da história que aponta que o papa Francisco caiu pela segunda vez em um mês ser falsa, essa estrutura do texto é manjada. Vamos aos fatos.

Ao bater o olho na história, já ficamos desconfiados. A mensagem carrega todas as principais características de boatos na internet. Ela é vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Só por isso, a história não deveria ser compartilhada sem uma checagem.

Resolvemos, então, buscar mais informações a respeito do assunto. Logo de cara, percebemos que o papa não caiu “neste mês” nem duas, nem uma vez. Ao buscar pelas imagens, descobrimos que são reais. Porém, são antigas e o motivo não é que Francisco sofreu “de doença” (qual, né?).

As imagens são de 2016. Na ocasião, o papa estava na cidade de Czestochowa, na Polônia. Na realidade, Francisco tropeçou, caiu, teve ajuda para se levantar e continuou a missa normalmente. A ação foi gravada e pode ser vista abaixo:

A segunda parte da história, que fala sobre o papa estar “muito doente” e só ter um pulmão, já foi desmentida em duas oportunidades no Boatos.org. Leia o que escrevemos sobre o assunto e confira mais detalhes nos links abaixo:

Luto! Papa Francisco sofreu uma indisposição e está muito doente #boato

Papa Francisco está sendo operado; cirurgia de hérnia é a 2ª em um mês #boato

Para além da característica textual, a mensagem já é velha e foi desmentida pela própria Igreja Católica. Ao que tudo indica, o boato nasceu em 2014 quando o papa teve uma leve indisposição. Pois bem, atente-se para o fato de que foi apenas uma “indisposição” e não um problema de hérnia, como indica o texto. Com uma simples pesquisa no Google é possível perceber que o papa não está sendo operado.

Só para terminar, o papa foi, de fato, submetido a uma cirurgia quando jovem para retirar uma parte (e não o pulmão inteiro) de um dos seus pulmões em decorrência de uma infecção. Mas, segundo especialistas, essa condição não impede o Pontífice de realizar normalmente e nem diminui sua expectativa de vida.

Pronto! Já pode parar de compartilhar a história que aponta que o papa Francisco caiu porque está “muito doente”. A queda foi em 2016, foi só uma e não teve nenhuma relação com a saúde dele. Ou seja, trata-se de mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.