Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Palocci divulga, em delação premiada, vídeo de Lula que estava guardado a sete chaves #boato

Palocci divulga, em delação premiada, vídeo de Lula que estava guardado a sete chaves #boato

Boato – Em delação premiada, o ex-ministro Antonio Palocci divulgou vídeo de Lula que estava guardado a sete chaves pelos petistas.

Nos últimos dias, o ex-ministro Antonio Palocci fechou acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF). Condenado na Operação Lava Jato a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-ministro está preso desde setembro de 2016. A delação ainda precisa ser homologada pela Justiça.

O acordo de Palocci deu o que falar nas redes sociais. Para além das discussões políticas que surgiram, diversos boatos apareceram na internet. Um deles dá conta de um vídeo do ex-presidente Lula.

A publicação aponta que o vídeo “guardado a sete chaves pelos petistas foi divulgado por Palocci para mostrar como funciona a lavagem cerebral que eludiu milhares de pessoas”. No vídeo, Lula teria dito que “o PT criará um governo fascista ou nazista” e que “o que mesmo interessa é o país”. Leia e assista o vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Este vídeo, guardado a sete chaves pelos petistas, foi divulgado por PALLOCCI para mostrar como funciona a lavagem cerebral que iludiu milhares de pessoas.

Lula é um verme boçal, vagabundo, canalha, patife, ladrão, manipulador e assassino! Ele diz claramente que o PT criará um governo Fascista ou Nazista, menos Democrata e que irá destruir tudo que o Estado fez. Assim, o Estado Nacional deixará de existir. E ainda diz que o que menos interessa é o País. Esse maldito merece ser fuzilado em praça pública! GENTE ASSISTAM ESSE VÍDEO, É MUITO PREOCUPANTE…

Palocci divulga, em delação premiada, vídeo de Lula que estava guardado a sete chaves?

O vídeo foi muito compartilhado na internet, principalmente por pessoas que não são muito simpáticas a Lula e ao PT. Mas será mesmo que Palocci divulgou vídeo de Lula que estava guardado a sete chaves? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao bater o olho na história, uma coisa chamou atenção: o vídeo já foi utilizado em outro boato. Na época, a história apontava que vídeo mostrava Lula falando que o PT é fascismo, nazismo, menos democracia. E, como é de se imaginar, não havia nenhuma citação a Palocci na primeira versão.

De fato, o discurso existiu. Porém, a versão que circula pelas redes sociais é fruto de uma montagem. Na verdade, o discurso do ex-presidente, que aconteceu em uma convenção do PT para angariar novos filiados ao partido, não diz em nenhum momento que o PT é nazismo, fascismo, tudo, menos democracia. Confira no vídeo original:

Por sinal, no discurso, Lula afirma que não existe saída para o Brasil e para o mundo fora da política. “Fora da política, tem-se fascismo, nazismo, qualquer outra coisa, menos democracia”, disse. Ou seja, quem editou o vídeo, selecionou trechos para deturpar a fala do ex-presidente.

Parece óbvio, mas não custa lembrar que, existem outras afirmações no vídeo que circula pelas redes sociais, mas que são mentiras. Você mesmo pode confirmar assistindo o vídeo original. Também vale dizer que a história do discurso do ex-presidente pegou carona com a notícia do acordo de delação premiada do Palocci.

Resumindo: a história de que Palocci divulgou, em delação premiada, vídeo de Lula que estava guardado a sete chaves é falsa. Trata-se de uma montagem no vídeo original e de mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.