Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pai de Alexandre de Moraes não morreu de desgosto do filho em relação a Bolsonaro

Pai de Alexandre de Moraes não morreu de desgosto do filho em relação a Bolsonaro

Pai de Alexandre de Moraes morreu de desgosto por ser bolsonarista e ver atuação de filho no STF, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Leon Lima de Moraes, pai do ministro Alexandre de Moraes, morreu de desgosto após ver a atuação do filho no STF em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Análise

A morte de Leon Lima de Moraes, pai do ministro Alexandre de Moraes, está sendo usada de forma política e cruel. Leon faleceu no dia 28 de maio de 2024 e a causa da morte não foi divulgada.

Após a divulgação da notícia, uma história começou a circular nas redes sociais. De acordo com ela, Leon Lima de Moraes, pai do ministro Alexandre de Moraes, era bolsonarista. Ainda segundo a história, o pai de Alexandre de Moraes morreu de desgosto após ver a atuação do filho no Supremo Tribunal Federal (STF).

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: “MORREU ONTEM O PAI DO DITADOR DO STF ALEXANDRE SEM MORAL. LEON LIMA DE MORAES. LEON LIMA DE MORAES BOLSONARISTA MORREU UM DIA DEPOIS DE VER O FILHO NEGAR PELA 3 VEZ A INEGIBILIDADE DE BOLSONARO. POBRE PAI MORREU DE DESGOSTO DE TER UM FILHO COMUNISTA DITADOR QUE COLOCOU NA FRAUDE O LULA NA PRESIDENCIA. DESCANSE EM PAZ”. Versão 2: “URGENTE – O pai do ditador Alexandre de Moraes, Léon Lima de Moraes, acabou de morrer de desgosto”. Versão 3: “Morre de desgosto,  o Bolsonarista León Lima de Moraes, pai de Alexandre de Moraes Que o Eterno o receba de braços abertos”.

Checagem

A partir dessas informações, investigamos um pouco mais essa história e vamos te explicar porque ela é cruel e sem sentido: 1) Quem era o pai de Alexandre de Moraes? 2) Leon Lima de Moraes era bolsonarista? 3) O pai morreu por desgosto com a atuação de Alexandre de Moraes?

Quem era o pai de Alexandre de Moraes?

O pai de Alexandre de Moraes se chamava Leon Lima de Moraes. Ele faleceu no dia 28 de maio de 2024. A causa da morte e a idade não foram divulgadas. Leon levava uma vida normal e pacata, fora dos holofotes. Ele era natural de Tietê (SP) e torcia pelo Corinthians. Desde 2022, Leon morava em Toledo, nos Estados Unidos, junto com sua esposa e enteada. Ele faleceu aos 80 anos de idade.

Leon Lima de Moraes era bolsonarista?

Sim. Em suas redes sociais, o pai de Alexandre de Moraes era apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Leon chegou a publicar um pronunciamento de Bolsonaro, na época das eleições de 2022, e um filtro em apoio ao ex-presidente.

O pai morreu por desgosto com a atuação de Alexandre de Moraes?

Não existem provas ou evidências sobre isso. Essa afirmação não passa de uma conjectura usando um assunto grave e delicado. No final das contas, se trata de mais um ataque contra o ministro Alexandre de Moraes em um momento íntimo e extremamente difícil.

A causa da morte do pai de Alexandre de Moraes não foi divulgada, o que é um direito da família e, com certeza, não tem nenhuma relação com o ministro. Além disso, perder um familiar nunca é uma situação fácil, independente de lados políticos. Na realidade, nesse momento, a dor e a tristeza sempre predominam e o lado político, geralmente, acaba ficando de lado.

Por fim, é extremamente cruel apontar as escolhas de um filho como causa da morte de seu pai (ou vice-versa). Alexandre de Moraes e Leon de Moraes podem ter escolhidos caminhos diferentes em relação à política, mas ainda sim eram pai e filho. E antes de Lula e Bolsonaro, esquerda e direita, existia uma vida, memórias e afetos construídos que não serão apagados. Se você não pode respeitar esse momento de dor, então, apenas fique quieto.

Conclusão

Fake news ❌

Leon Lima de Moraes, pai do ministro Alexandre de Moraes, não morreu de desgosto por causa da atuação do filho no STF. Essa acusação é leviana, mentirosa e cruel. A causa da morte do pai de Alexandre de Moraes não foi divulgada. Mas com certeza o desgosto não foi o responsável por isso. As pessoas andam tão obsessivas e alienadas com questões políticas que esquecem que toda pessoa tem uma vida antes de Lula e Bolsonaro ou da polarização entre esquerda e direita. As diferenças políticas podem ser responsáveis por discussões e até rompimentos. Porém, em momentos difíceis assim, isso acaba ficando de lado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).