Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra padre Luis Fernando convocando cristãos para as manifestações de 15 de março de 2020 #boato

Vídeo mostra padre Luis Fernando convocando cristãos para as manifestações de 15 de março de 2020 #boato

Vídeo mostra padre Luis Fernando convocando cristãos para as manifestações de 15 de março de 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante a missa, padre Luis Fernando convoca fiéis para as manifestações de 15 de março de 2020 antes de ser aplaudido de pé. Vídeo mostra o momento. 

A manifestação que mira o Congresso convocada para 15 de março e endossada pelo presidente Jair Bolsonaro por meio de mensagens no WhatsApp teve uma grande repercussão nas redes sociais e ainda está dando o que falar no mundo dos boatos.

A última que circula online aponta para um vídeo do padre Luis Fernando convocando cristãos para as manifestações de 15 de março de 2020. No vídeo, o sacerdote afirma que é hora de pensar no Brasil e diz que se alguém quiser se manifestar,  se manifeste com a benção de Deus. Na descrição o texto diz “padre é aplaudido de pé após se posicionar sobre as manifestações do dia 15 de março”. Leia o que dizem as mensagens e assista o vídeo:

Padre Luís Fernando é aplaudido de pé após se posicionar sobre as manifestações do dia 15/03. O congresso que temos hoje, é formado por muitas pessoas que querem prejudicar o Pais. Um dos maiores pecados não é apenas as ações dos maus, mas também, a omissão dos bons! “Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado.” (2 Coríntio 15:7)

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vídeo mostra padre Luis Fernando convocando cristãos para as manifestações de 15 de março de 2020?

O vídeo fez sucesso e muita gente utilizou a publicação para endossar o convite para as manifestações. Mas será mesmo que o padre Luis Fernando convocou cristãos para as manifestações de 15 de março de 2020? A resposta é não. Entenda os porquês.

A mensagem, assim como uma penca de boatos que circulam online, carrega as principais características de boatos. É vaga, alarmista, tem erros de português e não cita fontes confiáveis. Outro detalhe também chamou atenção: não é a primeira vez que o assunto é tema no Boatos.org. Ontem mesmo, desmentimos um boato sobre a participação e o apoio de famosos nas manifestações do dia 15 de março.

Com isso em mãos, resolvemos buscar mais informações sobre o vídeo. Pois bem, as imagens são reais, mas nada tem a ver com as manifestações do dia 15 de março de 2020. Isso porque o recado do sacerdote sobre a participação em manifestações não é tão recente. Bem, para ser mais exata, há registros do vídeo desde novembro de 2019.

Mas não é só isso: além do discurso ser antigo, em nenhum momento o sacerdote cita as manifestações do dia 15 de março de 2020. Pelo contrário, no vídeo, o padre fala das manifestações de maneira genérica e diz que não é pecado ir nas manifestações, o que, de certa forma, é óbvio.

Sendo assim, podemos concluir que o padre Luis Fernando não convocou nenhum cristão para as manifestações de 15 de março de 2020. O sacerdote até fala de manifestações, mas não convoca para os protestos no dia 15 de março de 2020. Ou seja, é #boato.

Atualização: depois do nosso desmentido, o próprio padre Luis Fernando Soares soltou uma nota reforçando que se trata de um boato. Leia: 

Nota de Esclarecimento Sou o padre Luis Fernando Soares, pároco da Paróquia da Catedral de São Dimas em São José dos Campos – SP. Em 2019, fui procurado por diversos dos meus paroquianos, que diante de um contexto específico, pelo qual passava o Brasil, desejavam saber se era ou não pecado participar de manifestações públicas contrárias ao que estava acontecendo na ocasião. Disse a eles que não via como pecado participar, desde que fossem atos pacíficos. Comentei ainda que cada pessoa deve seguir sua própria consciência, e que pecado é omissão e conivência com o mal.

Como era muita gente perguntando a mesma coisa, resolvi orientar meus paroquianos sobre o assunto nas missas do domingo (ao final das missas e não no momento da pregação). Minha fala gerou um vídeo (não autorizado por mim), que viralizou na internet na época. Agora o vídeo está viralizando novamente, sendo utilizado fora do contexto original, como se eu estivesse convocando as pessoas para as possíveis manifestações no dia 15 de março. O vídeo está sendo usado sem minha autorização, com cunho político partidário, ideológico e oportunista. Não apoio nenhum partido político ou político (pessoa). Não estou fazendo campanha contra nenhuma instituição democrática ou organização.

Acrescento ainda, que no vídeo falei em meu próprio nome, com o objetivo de orientação pastoral dirigida somente em minha comunidade religiosa paroquial. Não falei e não falo em nome da Igreja Católica Apostólica Romana, nem da Igreja do Brasil (CNBB) e nem em nome da Diocese de São José dos Campos. São José dos Campos, 2 de março de 2.020. Sem mais, Padre Luis Fernando Soares

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3ciCNDx