Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Padre interrompe missa, expulsa Lula da igreja e o chama de bandido #boato

Padre interrompe missa, expulsa Lula da igreja e o chama de bandido #boato

Boato – O Padre José interrompeu uma missa e expulsou Lula de dentro da igreja. Ele falou “na minha igreja não entra bandido”.

Nos últimos tempos, os boatos sobre Lula diminuíram em relação ao passado. Isso não significa que são poucas as notícias falsas que circulam sobre o ex-presidente na internet. Toda semana uma balela nova sobre ele aparece nas redes sociais.

A história desta semana dá conta de que um padre teria percebido a presença do ex-presidente em uma igreja e o expulsado. De acordo com o texto, publicado em blogs e viral no Facebook, padre José interrompeu a missa e falou “na minha igreja não entra bandido”. Leia o texto:

Print da notícia falsa que fala que padre expulsou Lula de igreja
Print da notícia falsa que fala que padre expulsou Lula de igreja

Padre expulsou Lula no meio da missa e disse que na igreja não entra bandido?

Como era de se esperar, a história teve muitos compartilhamentos em redes sociais. Mas será mesmo que o Padre José interrompeu uma missa, expulsou Lula de dentro da igreja, deu um sermão e ainda chamou o ex-presidente de bandido? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Para começar, a história segue aquele roteiro de boatos na internet. O texto é repleto de informações vagas (não diz quando aconteceu, onde foi a missa, o nome completo do padre) e tem diversos erros de português. Essas são características básicas de notícias falsas na internet.

Para além disso, a história é um tanto quanto “mal contada”. Por que um padre faria isso? Será que Jesus não mandou passar a palavra para todas as pessoas, sem se importar com quem elas seja? Achamos tudo muito estranho, mas na dúvida, resolvemos procurar mais informações sobre o caso (já que o texto é muito vago).

Como era de se esperar, não achamos nenhum veículo de comunicação que falasse no assunto. Se Lula fosse expulso de uma igreja, isso viraria notícia em portais, veículos de direitas, veículos de esquerda, em todo lugar. Porém, apenas encontramos a história em meia dúzia de blogs. Um detalhe: os blogs são, tradicionalmente, de notícias falsas.

Só para terminar, as imagens utilizadas no post não têm nada a ver com expulsão de Lula de igreja. Uma das fotos é da Catedral de Aracaju e outra foi de quando Lula falou da morte do ex-vice-presidente José Alencar. Como é de se imaginar, as duas fotos são antigas.

Resumindo: a história que aponta que Lula foi expulso de uma igreja por um padre chamado José é falsa. Não foi publicada em nenhum veículo de comunicação sério. Ao contrário, surgiu em sites que costumam despejar notícias falsas por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores de Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.