Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Friboi já vendia osso de patinho antes do governo Lula

Friboi já vendia osso de patinho antes do governo Lula

Osso de patinho começou a ser embalado pela Friboi por causa do governo Lula, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – A Friboi começou a embalar osso de patinho e vender durante e por causa do governo Lula.

Análise

A questão do preço dos alimentos e da falta de poder de compra já foi utilizada politicamente algumas vezes no governo Bolsonaro. No governo Lula, não está sendo diferente.

A prova que está circulando na internet aponta para algo “inédito” que teria ocorrido no Brasil. Um vídeo de um homem indignado em um supermercado está viralizando junto com mensagens que apontam que a Friboi, por causa do governo Lula, estaria colocando osso de patinho à venda. Leia algumas das mensagens e a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

A FILA DO OSSO NO GOVERNO DO AMOR, AGORA É UMA REALIDADE!!! DATA DA PESAGEM 06/06/24 !!! PASSA NA FRIBOI E FAZ O ” L ” CAMBADA !!! # #ForaLulaLadrão manifestação Osso do Patinho embalado e comercializado pela Friboi? Aquilo que se achava no lixo agora está custando R$8,99 o quilo.

Transcrição: Dia bom dia. Bom dia. Bom dia. Ó uma coisa que eu nunca vi na minha vida em supermercado nunca embalado pela Friboi. Ó, eu vou sair ao vivo e a cores olha aqui, ó, Friboi. Olha aqui, ó, osso do patinho embalado pela Friboi. Eu nunca vi na minha vida no mercado. Será que o povo tá passando necessidade e tem que pagar r$ 8 o quilo do osso cara velho que loucura velho que loucura que loucura não dá para entender não.

Olha isso aqui, será que é picanha disfarçada? Deixa eu ver será que é pequeno disfarçado isso aqui gente eu não tô sabendo embalado pela Friboi velho, porra, meu irmão que é isso, cara. Olha aqui aqui aqui ó ao vivo agora você tá doido, não não não não não agora foi o fim da picada mesmo, né? É o Fim da Picada agora.

Você tá doido vamos confirmar aqui 99 o quilo do osso cara do osso. Cadê a picanha de vocês. Cadê a picanha do povo que você queria picanha tá embalando para vocês aí tá aqui ó. Olha aqui meu Deus do céu.

Checagem

O conteúdo, como você podem ver, gerou diversos comentários e compartilhamentos na internet. Porém, não é bem assim. Por isso, vamos separar o joio do trigo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O vídeo de osso de patinho sendo vendido pela Friboi em um supermercado é real? 2) A Friboi está vendendo osso de patinho por causa do governo Lula? 3) Por que classificamos o conteúdo como enganoso?

O vídeo de osso de patinho sendo vendido pela Friboi em um supermercado é real?

Sim. O vídeo, de fato, foi gravado em um supermercado no Brasil. A Friboi, de fato, vende o osso bovino. O corte (que não é nada nobre) é utilizado em caldos e sopas. A carne é rica em colágeno, mas acaba sendo mais utilizada por conta do preço.

Em uma busca rápida na internet, achamos diversas opções do produto sendo vendido em supermercados. Porém, isso não é uma “obra de Lula”.

A Friboi está vendendo osso de patinho por causa do governo Lula?

Antigamente, o osso bovino era até doado em açougues ou descartado. Isso mudou e não foi graças ao governo Lula. No próprio governo Bolsonaro, há cenas de osso bovino sendo vendidos em açougues e supermercados.

Obviamente, isso foi utilizado pelo ex-presidente Lula e aliados (assim como está sendo utilizado por correligionários de Bolsonaro).

Por que classificamos o conteúdo como enganoso?

A venda do osso de patinho é real. Porém, não é uma questão de Lula ou Bolsonaro. Felizmente ou infelizmente, foi descoberta mais uma oportunidade de negócio por parte de empresas e comércios (seja por motivos econômicos ou culinários) de vender e não doar o produto.

Conclusão

Enganoso 😈

A história que está circulando é enganosa. Apesar de ser fato que o osso bovino está sendo vendido em um supermercado, é falso que isso tenha a ver com o governo (seja Lula ou Bolsonaro).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).