Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > O Globo recebeu do TSE resultado antecipado das eleições com vitória de Lula com 51,2% #boato

O Globo recebeu do TSE resultado antecipado das eleições com vitória de Lula com 51,2% #boato

O Globo recebeu do TSE resultado antecipado das eleições com vitória de Lula com 51,2%, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Jornal O Globo divulga resultado antecipado do segundo turno das eleições com vitória de Lula com 51,2% contra 48,8% de Bolsonaro. Foi o TSE que passou a informação. 

Eleitores e eleitoras retornam às urnas no domingo, 30 de outubro, para eleger o presidente da República e governadores de doze estados. Às vésperas da eleição, multiplicam-se nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem WhatsApp e Telegram alertas sobre fraudes no sistema eleitoral brasileiro.

O último que circula online aponta para a antecipação do resultado do segundo turno das eleições. A mensagem circulou por meio de um print do jornal O Globo onde mostra a vitória do ex-presidente Lula com 52,2% dos votos. O texto afirma que a “globo já tem o resultado do segundo turno a 3 dias das eleições” e exige explicações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Outra versão diz que “estão impedindo de veicular as informações sobre o jornal O Globo ter antecipado o resultado das eleições”. Leia:

Versão 1: A globo já tem o resultado do segundo turno a 3 dias das eleições. Isso estava na sua página oficial, já foi apagado. Cadê a explicação? Versão 2: Estão impedindo de veicular as informações sobre o Jornal O Globo ter antecipado o resultado das eleições no 2° Turno, principalmente no Whatsapp!! Mano a manipulação tá surreal, tá tudo mto bem orquestrado. Canalhas 1000x canalhas! Versão 3: O Globo publicou infográfico com RESULTADO do 2° turno com vitória de Lula com 51,2% e 68 milhões. Isso é grave. Precisamos investigar com urgência! Estou oficiando o Ministério da Justiça para que seja investigado!

O Globo recebeu do TSE resultado antecipado das eleições com vitória de Lula com 51,2%?

Os “fiscais eleitorais de Bolsonaro” não deixaram passar batido, e é óbvio que o print circulou feito pólvora junto com acusações de que as eleições foram “orquestradas”. Mas o que nenhum deles esperava é que o resultado antecipado não passava de um erro de programação.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ao bater o olho no texto, ficamos com a pulga atrás da orelha. Isso porque é comum encontrar notícias falsas sobre fraudes nas eleições e a falta de segurança do sistema eleitoral brasileiro. O texto alarmista, vago e sem datas e fontes confiáveis são mais um indício da fraude.

O resultado antecipado, porém, tende a não fazer muito sentido porque como é que o TSE já teria o resultado? E mais: porque compartilhou somente com a Globo? É muita criatividade e teoria da conspiração para um texto só.

Com isso, fomos buscar mais informações sobre o assunto e encontramos uma nota do O Globo sobre o assunto. O veículo informou que os dados apresentados na página são hipotéticos e foram gerados devido um teste no sistema. Na nota, O Globo também esclareceu que não recebeu qualquer informação da base de dados do TSE, pois o pleito ainda não foi realizado. Confira no trecho:

Perfis bolsonaristas publicaram a imagem dos testes em redes sociais na manhã desta quinta-feira e questionaram como o jornal teria tido acesso a resultados com antecedência. O GLOBO reafirma que trata-se de dados hipotéticos exibidos por engano.

Para facilitar o acesso do leitor às informações, O GLOBO, como outros veículos de imprensa, desenvolveu uma plataforma especial, com desenho, apresentação e mecanismo de busca próprios, o que implica em desenvolvimento e programação do sistema. O sistema do GLOBO não interfere na contagem de votos do TSE e portanto em seus resultados.

Antes das eleições, no entanto, a área de tecnologia do jornal precisa realizar testes que assegurem que o sistema funcione a contento no dia da eleição. Para isso, dados são inseridos para verificar se o sistema está funcionando. No entanto, eles não deveriam ser exibidos publicamente, o que, infelizmente, ocorreu. O GLOBO pede desculpas pelo erro.

O print que circulou online, de fato é real, porém é fruto de um teste com resultados hipotéticos para candidatos de todos os campos políticos, tanto na disputa presidencial quanto para o governo dos Estados.

O TSE também desmentiu a informação e informou que o “segundo turno acontece no dia 30 de outubro” e que o “resultado publicado por jornal era uma simulação”. Segundo o órgão, o segundo turno do pleito ainda não aconteceu e, por isso, não há definição quanto ao resultado da eleição para os cargos de presidente e governador de 12 estados brasileiros.

Em resumo: O Globo não recebeu do TSE resultado antecipado das eleições com vitória de Lula com 51,2%. Primeiro porque o segundo turno das eleições não aconteceu, e depois, porque o print é resultado de um erro do jornal que publicou o teste do sistema.

Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso