Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Notícia sobre lei que obriga brasileiro a pintar casa na Copa é falsa

Notícia sobre lei que obriga brasileiro a pintar casa na Copa é falsa

Informação falsa diz que brasileiro será obrigado a pintar casa durante a Copa
Informação falsa diz que brasileiro será obrigado a pintar casa durante a Copa

Boato – Governo aprovada lei que obriga o brasileiro a pintar a casa de verde e amarelo para a Copa. Além disso, deve custear parte da tinta para os brasileiros com baixa renda.

Nas redes sociais, internautas brasileiros com “medo da Copa” têm compartilhado a notícia de que teriam que pintar a casa de verde e amarelo para o evento. Patriotismo exacerbado do governo? Uma ideia de publicidade para a Copa? Ou apenas um boato? Logo você descobrirá.

Um texto que circula na internet fala sobre a existência de uma lei chamada “O Brasil é Verde e Amarelo”, e seria esta a lei que obrigaria os cidadãos a pintarem suas casas com as cores verde e amarelo. Ainda diz que, para quem não pintar, haverá multa e que o governo ajudaria quem ganha até um salário mínimo, custeando as tintas. Seria a Bolsa Copa do Mundo. A notícia é do G17 e o texto na íntegra diz:

Aprovada a Lei que obriga o brasileiro a pintar a casa de verde e amarelo para a Copa

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Governo deve custear parte da tinta para os brasileiros com baixa renda 

A Lei denominada de “O Brasil é Verde e Amarelo”, que obriga o brasileiro a pintar a residência com as cores verde e amarela, para assim entrar no clima da Copa e torcer pela seleção brasileira, foi aprovada pelo Congresso Nacional.

De acordo com o texto da Lei 69.666/2014-51, todo brasileiro deve pintar a parte externa de sua residência, mesmo que seja alugada, usando as cores verde e amarela, exclusivamente para o mundial de 2014. 

O proprietário da casa também pode enfeitar a mesma com decorações para a Copa. Quem não pintar a casa, será penalizado com uma multa, que pode chegar de 5 a 50 mil reais, de acordo com o valor do imóvel. 

Quando a Copa do Mundo terminar, o brasileiro fica livre para pintar a casa novamente com a cor anterior ou qualquer uma de preferencia. 

Para facilitar, o governo pretende custear a tinta para os brasileiros pintarem as casas. Quem ganha até um salário mínimo deve receber o beneficio Bolsa Copa do Mundo. O dinheiro deve ser usado para comprar tinta e decoração. 

E aí? Já imaginou todas as casas pintadas de verde e amarelo em junho para torcemos pelo Brasil? Se você imaginou, pode tirar essa imagem da cabeça, pois isso não acontecerá! A não ser que a população resolva pintar por vontade própria, esse cenário não existirá, pois a notícia é falsa.

O número da Lei citada no texto não existe, basta checar na Constituição Brasileira. O número é 69.666/2014-51, só por englobar o número da besta já é de suspeitar. E se realmente existisse, já haveria uma chuva de protestos pelo país a respeito da liberdade do cidadão na sua residência, pois a ideia no mínimo seria absurda. E a grande imprensa também já teria divulgado o fato.

Mais um caso onde o internauta não lê direito antes de compartilhar uma informação, ou desinformação nesse caso. Novamente, traga-se de uma pegadinha do G17, site já conhecido por publicar notícias falsas. E a matéria é cheia de comentários, 291 no total. Tem gente que acredita mesmo, há um comentário que diz “Cada vez mais absurdos!!!” Mas também tem outros que reconhecem a piada, com comentários como “bobo de vcs ficarem comentando e brigando, sabendo que este site é humorístico”.

A imagem que acompanha o texto nada mais é do que uma imagem bonita de uma bandeira em frente ao Congresso. Se a matéria fosse verdadeira, provavelmente, a fotografia poderia ser de brasileiros que já tivessem pintando suas casas. Mas brasileiros, podem ficar tranquilos, a notícia é falsa, sua casa pode continuar da cor que você quiser. Até mesmo verde e amarelo.