Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Notícia falsa: político é amarrado em poste por população no Maranhão

Notícia falsa: político é amarrado em poste por população no Maranhão

Boato – População do Maranhão faz justiça com as próprias mãos e amarra político em poste

Os brasileiros andam muito revoltados, isso é verdade. Em alguns casos, se sentem no direito de praticar a justiça com as próprias mãos, para acabar com bandidos. Circula um texto na internet, que diz que os moradores do Maranhão se rebelaram e amarraram um político da região em um poste. O texto, na íntegra:

População do Maranhão amarra político em poste e os direitos humanos infartam Casos de pessoas amarradas em poste por cometerem algum crime está se tornando rotina no Brasil Tumulto grande no Maranhão, terra pertencente a José Sarney. Alguns populares revoltados — com o descaso dos políticos — fizeram justiça com as próprias cordas e amarraram um político em um poste. Em tempo, alguns membros dos direitos humanos não aguentaram e infartaram ao tomarem conhecimento do caso e pediram providência em caráter da velocidade da luz.

A identidade do político não foi revelada para lhe assegurar os direitos constitucionais de presunção de inocência e tara rá tá tá, enfim, coisas que os políticos, ricos e milionários têm direito. No entanto, em entrevista mascarada, sem mostrar o rosto, o político se julgou injustiçado e disse que sempre lutou pelos interesses do povo, que os processos que responde são infundados, provocados pela oposição que não se conforma com o seu sucesso nas urnas.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A notícia recebeu até o momento 2080 comentários, ou seja, a repercussão da notícia foi realmente grande. Porém, será mesmo que ela é verdadeira? Vamos aos fatos. Maranhão, estado localizado no extremo oeste da Região Nordeste, com temperaturas médias anuais em torno de 26ºC.

A população do Maranhão deve andar pelas ruas com camisetas, bermudas e bonés, pois é um local onde faz muito calor. Mas ao observarmos a foto que acompanha a matéria, vemos pessoas de gorro e blusas, o que não aconteceria na região. Fica claro que a imagem não é do Maranhão. Na verdade, a imagem não é nem do Brasil, observe as placas de sinalização e os semáforos, bem diferentes daqui do país.

Antes mesmo de julgar a imagem, podemos apontar a credibilidade do veículo que noticiou, trata-se do G17, site conhecido por publicar falsas notícias, com caráter humorístico. O próprio site divulga no rodapé de suas páginas a linha editorial:

“Fique atento! G17 é um site de humor e as “notícias” aqui publicadas não devem ser levadas a sério, muito menos servir como fonte de informação, pois se tratam de sátiras e piadas sem qualquer fundo de verdade”. Inclusive, o veículo disponibiliza um link de “saiba mais”, que explica direitinho o caráter do site:

Os comentários da notícia também mostram que algumas pessoas perceberam o caráter falso da notícia e também entraram na linha do humor. Um usuário publicou “G17 um jornal de humor, sem compromisso com a verdade… mas essa moda bem que poderia pegar kkkk”, e outro bem realista “pena que esse lugar não parece ser no Brasil…gente super agasalhada no Maranhão?? E aquela placa de contra mão, que eu só conheço aqui na Europa???”

Ou seja, não amarraram político nenhum em Maranhão e em nenhum lugar aqui no Brasil. Mas recentemente, houve sim caso onde as pessoas fizeram justiça com as próprias mãos, como o caso onde um jovem negro foi acorrentado em um poste no Rio de Janeiro. Não vamos entrar no caráter do perigo que isso representa para o Brasil, mas se essa moda pega, os bandidos que se cuidem.