Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Notícia falsa: Operação Vaca Gorda revela que Lula é dono da Friboi

Notícia falsa: Operação Vaca Gorda revela que Lula é dono da Friboi

História de que Lula é dono da Friboi volta a circular
História de que Lula é dono da Friboi volta a circular

Boato – Agora é oficial. Operação da Polícia Federal revelou que ex-presidente Lula comprou a Friboi com dinheiro público.

Em cerca de um ano e meio de história, um dos três textos do Boatos.org que mais teve tráfego é a história de que Lulinha, o filho de Lula, seja o verdadeiro dono da empresa Friboi (que faz sucesso nas mesas dos brasileiros, propagandas televisivas e nas doações de campanhas políticas). Pois, agora, nas eleições, uma nova “bomba” sobre o caso apareceu na internet. Leia:

Eleições 2014

Agora é oficial, Lula é dono da Friboi, Mais um segredo segue guardado a sete chaves pela Polícia Federal em São Paulo. Friboi foi comprada por lula com dinheiro público, Foram mais de 10 bilhões liberados criminosamente pelo BNDS. A operação Vaca Gorda que mobilizou 27 agentes e três delegado da Polícia Federal bateu de frente com o maior abatedouro do país, o grupo Friboi.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

No site Correio de Santa Maria, a notícia foi dada da seguinte forma:

Mais um segredo segue guardado a sete chaves pela Polícia Federal em São Paulo. A operação Vaca Gorda que mobilizou 27 agentes e três delegado da Polícia Federal bateu de frente com o maior abatedouro do país, o grupo Friboi. A investigação revelou um estreita ligação entre o filho do ex-presidente Lula, conhecido como Lulinha e os administradores do frigorífico. Nas escutas autorizadas pela Justiça o filho do ex-presidente aparece dando as ordens como se dono fosse. O processo que tramita em segredo na Justiça pode ter um desfecho diferente do esperado se a presidente Dilma Rousseff não conseguir sua reeleição. Agentes que trabalharam na investigação não estão nada contentes com a demora do resultado e poderão a qualquer momento deixar vazar para a imprensa diálogos que podem comprometer até o presidente do BNDES.

Pois bem. A gente já apontou da outra vez que Lula não é o dono da Friboi. Se você estiver com preguiça, vamos fazer um resumo das explicações:

– A Friboi é de propriedade da JBS. Os principais acionários da empresa fazem parte da família Batista, de Goiás.

– A própria empresa desmentiu a história. Pode-se ver neste link.

Agora vamos esclarecer o que diz o resto da história. O primeiro ponto é em relação a tal Operação Vaca Gorda. Procuramos informações a respeito da tal operação e só achamos esse texto. Será que os portais não dariam a tal informação sobre a Vaca Gorda. Seria possível que apenas o “grande” Correio de Santa Maria (jornal de uma cidade-satélite do DF) desse o furo?

Sendo assim, reforçamos o havíamos dito há um ano: Lula não é o dono da Friboi. E mais, não existem nenhuma Operação Vaca Gorda, da Polícia Federal, investigando a empresa. É isso que sabemos até o momento.