Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que a PF tenha encontrado notebook da Abin com Carlos Bolsonaro

É falso que a PF tenha encontrado notebook da Abin com Carlos Bolsonaro

Notebook da Abin foi encontrado com Carlos Bolsonaro em operação da PF, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A Polícia Federal encontrou um notebook da Abin que estava em posse de Carlos Bolsonaro.

Análise

A operação da Polícia Federal que resultou em busca e apreensão de bens de Carlos Bolsonaro e outros investigados gerou uma cobertura intensa da imprensa no dia 29 de janeiro de 2024.

Em meio a isso, uma informação começou a circular na mídia e, claro, ganhou as redes sociais. Ela apontava que um notebook da Abin havia sido encontrado junto aos pertences de Carlos, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: PARA TUDO Quer dizer que o deputado mais votado no Brasil, está mais preocupado com o jeito que o governo “posta ” uma informação sofre combate a dengue, do que o Carlos BOLSONARO TER UM NOTEBOOK DA ABIN, ou pela família Bolsonaro ter “fugido”, de uma batida policial ? No mínimo suspeito.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Versão 2: Mermão! A família Bolsonaro FUGIU de barco da casa de Angra dos Reis. Carlos Bolsonaro tinha um notebook da ABIN. Repito um VEREADOR tinha um notebook da ABIN em casa. E, um militar e ex ABIN casado com uma agente da ABIN, tinha 4 NOTEBOOKS em casa! A PUTARIA ERA GRANDE!

Versão 3: Porque Carlos Bolsonaro tinha um Notebook da ABIN em casa? CARLUXO NA CADEIA Tic Tac Sem Anistia para a Familícia! GRANDE DIA Versão 4: O que Carlos Bolsonaro estava fazendo com um notebook da ABIN em casa?????????????? Por que Bolsonaro e seus filhos fugiram de barco?

Checagem

Este é um caso que se iniciou com uma informação errada que gerou uma fake news em redes sociais. Por isso, vamos responder às seguintes questões na parte de checagem do conteúdo: 1) Qual é o contexto da história que aponta que um notebook da Abin foi encontrado com Carlos Bolsonaro? 2) É verdade que um notebook da Abin foi encontrado com Carlos Bolsonaro? 3) O que aconteceu de verdade na operação da Polícia Federal?

Qual é o contexto da história que aponta que um notebook da Abin foi encontrado com Carlos Bolsonaro?

Como falamos no início do texto, a imprensa estava fazendo uma cobertura intensa da operação da Polícia Federal que faz parte da investigações do uso ilegal da Abin para espionar adversários políticos de Bolsonaro.

No meio disso, uma fonte falou à jornalista Daniela Lima, da GloboNews, que o notebook da Abin havia sido encontrado com Carlos Bolsonaro. Com o tempo, a informação acabou desmentida e corrigida pela própria jornalista e pelo canal.

É verdade que um notebook da Abin foi encontrado com Carlos Bolsonaro?

Não é verdade. Conforme falamos, a história surgiu de uma informação errada que resultou de um erro (o que é diferente de uma informação falsa com dolo). Com tempo, foi esclarecido que, de fato, foi encontrado um notebook da Abin na operação, mas não com Carlos Bolsonaro.

O que aconteceu de verdade na operação da Polícia Federal?

Conforme mostra esta publicação, o que houve foi a apreensão de um notebook da Abin em meio a buscas na Bahia na casa de um ex-funcionário da Agência Brasileira de Inteligência. A Polícia Federal ainda está esclarecendo se o computador estava de posse dele ou da esposa, que ainda é funcionária da Abin. Notebooks e celulares foram apreendidos na casa de Carlos Bolsonaro. Porém, nenhum deles era da Abin.

Vale apontar que, mesmo após a correção, as redes sociais sociais continuaram em dois movimentos (além dos que buscavam retificar a informação errada): 1) Pessoas que continuavam compartilhando que o notebook da Abin estava com Carlos Bolsonaro. 2) Pessoas que acusavam a Globo e Daniela Lima de “fake news” (o que parece ser mais um movimento de ataque do que uma “busca pela verdade).

Conclusão

Fake news ❌

É falso um notebook da Abin tenha sido encontrado na casa de Carlos Bolsonaro. Se você vir alguma mensagem neste sentido, saiba que ela surgiu de uma informação errada que foi retificada e não procede.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).