Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Evento em que Nikolas Ferreira discursou nos EUA não foi organizado pela ONU

Evento em que Nikolas Ferreira discursou nos EUA não foi organizado pela ONU

Nikolas Ferreira fez discurso em evento da ONU nos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O deputado federal Nikolas Ferreira fez um discurso em um evento da ONU nos EUA.

Análise

Um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira com diversos ataques ao governo federal, à figura do presidente Lula e ao “Comunismo” está circulando junto com mensagens tentam valorizar a importância da fala.

Mensagens apontam que a fala teria sido feita em um evento organizado pela ONU. Com isso, a fala ganhou um ar de “denúncias” contra mazelas da sociedade. Leia a mensagem que está circulando na internet:

Versão 1: Celebração do 75º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Nikolas Ferreira discursou hoje na ONU e nos representou de forma brilhante. Grande oportunidade de desmontar narrativas sobre o “estadista” Lula, desmatamento e queimadas na Amazonia. Parabéns! Menino Nikolas Ferreira sendo gigante em fala no evento da ONU.

Vídeo: não é verdade que borra de café seja a melhor solução mosquito da dengue

Versão 2: O deputado federal, Nikolas Ferreira, fez um discurso nesta sexta-feira, 17 de novembro, na reunião da Cúpula Transatlântica, da ONU – consistente. Esse é o papel do político: defender a soberania de seu povo e sobretudo os interesses e a soberania do país. Denunciar as mazelas do Estado em outros países, é fundamental para que fique claro e transparente o regime que vem sendo instaurado – um regime que usurpou o Estado para usá-lo contra os próprios civis.

O povo brasileiro, através deste regime totalitário e autoritário está em perigo. É preciso ação para sairmos desse precipício, é preciso a união das massas, porque, está cada vez mais claro que estamos em um Estado de emergência – o povo está sendo engolido e sufocado pelas botas do estado, a ditadura no Brasil não é mais velada. Como dizia o saudoso professor Olavo: “O comunismo não é um grande ideal que se perverteu. É uma perversão que se vendeu como um grande ideal.”

Versão 3: Nikolas Ferreira chama Lula de ladrão durante evento da ONU 🗣️🇧🇷 Nesta sexta-feira (17), durante um evento promovido pela Organização das Nações Unidas – ONU, o deputado brasileiro, Nikolas Ferreira, chamou o presidente Lula de ladrão.

Checagem

Para elucidar o caso, vamos responder às seguintes questões: 1) A fala de Nikolas Ferreira ocorreu em um evento organizado pelo ONU? 2) Em que contexto foi feito o discurso de Nikolas Ferreira? 3) Qual a relevância de apontar que o evento não foi organizado pela ONU?

A fala de Nikolas Ferreira ocorreu em um evento organizado pelo ONU?

Ao contrário do que apontam as mensagens, não foi. A grande confusão se deu pela sede na qual o evento em que o deputado brasileiro participou. O evento foi realizado no edifício sede das Nações Unidas. Porém, não foi um evento “da ONU”.

Em que contexto foi feito o discurso de Nikolas Ferreira?

O evento em que ele participou foi a Cúpula Transatlântica. O espaço na ONU foi organizado pela Political Network for Values, uma organização de cunho conservador que não tem qualquer relação com a Organização das Nações Unidas.

Qual a relevância de apontar que o evento não foi organizado pela ONU?

Há uma imensa diferença entre alguém falar em uma cúpula oficial da ONU e um evento voltado a um nicho. Em proporções similares seria o mesmo de comparar uma fala de Lula na ONU com um discurso para o Foro de São Paulo. Em meio ao seu “grupo de pares”, uma fala como esta ocorre com um contexto de importância muito menor.

Conclusão

Enganoso 😈

Não é verdade que Nikolas Ferreira fez um discurso em um evento oficial da ONU. Pessoas que publicaram o conteúdo se aproveitaram do fato de evento (feito por uma “organização conservadora”) foi realizado na sede das Nações Unidas para disseminar uma narrativa enganosa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)