Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Nicolás Maduro acaba de cair e Venezuela entra em guerra #boato

Nicolás Maduro acaba de cair e Venezuela entra em guerra #boato

Boato – O regime de Nicolás Maduro chegou ao fim. O presidente da Venezuela acaba de cair e o país entrou em guerra. Vídeo explica tudo. 

Recentemente encontramos no noticiário um caso triste de intolerância. O ataque do povo de Roraima aos imigrantes venezuelanos tomou conta dos sites e telejornais e também dividiu a opinião pública. Enquanto boa parte da população ficou indignada com o tratamento dado aos venezuelanos na cidade de Pacaraima, uma parcela significativa acha que o ocorrido foi merecido.

Melhor não entrarmos nesse mérito agora, embora tenhamos a opinião muito clara quanto ao ocorrido. O fato é que os acontecimentos na Venezuela, já faz um tempo, são de total interesse dos brasileiros. Tais acontecimentos inclusive refletem na vida de muitas pessoas no norte do país.

Talvez por isso uma história sobre a Venezuela no Youtube esteja colecionando milhares de visualizações e compartilhamentos. Um vídeo “informativo” dizendo que o governo de Nicolás Maduro acaba de cair e que o país vizinho entrou em guerra está literalmente dando o que falar.

No Youtube, o vídeo com a legenda “CAI NICOLAS MADURO; VENEZUELA EM GUERR; EXÉRCITO REFORÇA SEGURANÇA E FECHA O CERCO CONTRA PETISTAS QUEDA DE MADURO E AÇÃO DO EXÉRCITO NA FRONTEIRA – RECADO AO GENERAL MIOTO” já tem mais de 100 mil visualizações.

Nicolás Maduro acaba de cair e a Venezuela entrou em guerra?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Apesar das inúmeras comemorações sendo feitas por aqueles que, ou comentaram, ou compartilharam esse vídeo, precisamos dizer que esta história é falsa. Trata-se de um título caça-clique que está enganando várias pessoas. Esclarecido isso, vamos aos detalhes.

Bom, vamos começar pelo mais óbvio. O governo do Nicolás Maduro, como já mencionamos, é pauta. Ou seja, é assunto relevante para a imprensa. Se o presidente tivesse sido deposto e a Venezuela entrasse em guerra, com certeza teria pausa na programação da Rede Globo com direito a música do plantão e a notícia estaria estampada em todos os portais de notícias. Mas, não está.

Quanto ao conteúdo específico do vídeo, o que percebemos é que ele não fala nada com nada. Critica a imigração venezuelana, reclama do PT, faz conjecturas e comentários bastante conversadores, mas é só. Não há uma informação sustentável de que o governo de Nicolás Maduro está para cair (ou que caiu). É só especulação mesmo.

Depois, bastou olharmos o canal que publicou essa história com o mínimo de atenção para perceber que o forte dele são justamente vídeos com títulos bombásticos. É o clássico truque dos “caça-clique”, que basicamente consiste em colocar um título incrível para induzir a pessoa a clicar no link, mas no fim o conteúdo mostrado não tem nenhuma informação relevante. Vale o exemplo de outro vídeo no canal, dizendo em caixa alta que os ministros do Supremo Tribunal Federal caíram.

Por fim, só a título de curiosidade, as últimas notícias oficiais sobre Nicolás Maduro é que seu governo tem um novo plano econômico com corte de zeros na moeda venezuelana. Claro que não dá para dizer que o presidente do país está “firme e forte”. Mas o fato é que não há indícios reais de que ele já tenha sido de deposto.

Resumindo: não é verdade que o Nicolás Maduro acabou de cair ou mesmo está em iminência de cair. A Venezuela também não entrou em guerra (fora os conflitos internos que o país já tem há anos) e nada mencionado no vídeo prova o contrário. Portanto é boato, do tipo mais bobo que existe: “clicou, caiu”.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.