Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que fala de “estátua com rosto de Lula” foi, de fato, gravado no museu de Toronto, mas texto tem erros

Vídeo que fala de “estátua com rosto de Lula” foi, de fato, gravado no museu de Toronto, mas texto tem erros

Boato – Estátua com o rosto do presidente Lula em demônio foi encontrada no museu de Toronto.

  Análise

Começou a circular na internet um vídeo que tem nos chamado atenção. Nele, uma pessoa que parece não ter simpatia por Lula está em um museu e mostra uma estátua que de uma criatura.

No vídeo, ele aponta que a estátua pareceria com uma certa pessoa. Junto ao vídeo, consta a seguinte mensagem: “No Museu de Toronto, existe uma escultura de um demônio, esculpida há mais de 2000 anos atrás, com a face do Lula. Vejam com os próprios olhos”. Assista ao arquivo:

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

Resolvemos buscar por mais informações a respeito do assunto e mesmo analisar o vídeo e pedimos a ajuda de vocês para fazer a apuração do conteúdo.

Aparentemente, o vídeo não parece ter edições. Por outro lado, o olhar acaba sendo condicionado pela informação de que a estátua se parece com Lula (pode ser um efeito de pareidolia).

Na parte da checagem, queremos saber as seguintes informações. 1) O vídeo que está circulando na internet passou por alguma manipulação? 2) O museu com a estátua que se parece com Lula fica mesmo em Toronto? 3) Qual é o nome do museu e a estátua tem 2000 anos?

Checagem

Graças a ajuda dos leitores Serge Belfry, Jeanet Almeida e José Alvarenga das Chagas e com uma consulta ao próprio Museu de Toronto, chegamos a uma conclusão.

O vídeo que está circulando na internet passou por alguma manipulação?

Conforme desconfiávamos, a filmagem é real. Não é possível perceber cortes e nem manipulações. Além disso, a veracidade da estátua foi confirmada.

O museu com a estátua que se parece com Lula fica mesmo em Toronto?

Tivemos retornos de pessoas que já foram ao ROM (Royal Ontario Museum) de Toronto. O leitor Serge, que mora em Toronto, nos sinalizou que a filmagem parece ser mesmo do local. Ele enviou um link de uma pessoa andando pelo local que comprova a impressão. A Jeanet relatou que esteve no Museu e disse que o local é, provavelmente, de uma exposição dedicada a objetos chineses. O José Alvarenga nos enviou um vídeo do ROM com uma estátua muito parecida no conteúdo que viralizou. 

Qual é o nome do museu e a estátua tem 2000 anos?

Ao entrar em contato com o ROM, obtivemos, depois de alguns dias, a resposta: “Este objeto pode ser encontrado em nossa Galeria de Arquitetura Chinesa. Esta estátua em si é um guardião da tumba de barro da dinastia Tang”. Se buscarmos pelo período, podemos ver que a dinastia Tang foi de 618 a 907. Ou seja: não tem, exatamente, 2000 anos. Também não é de um demônio.

Conclusão

Real com erros 🤔

O vídeo que está circulando não tem manipulações e foi gravado no ROM, em Toronto. Por outro lado, há algumas informações erradas sobre a estátua. Sobre ela ser “parecida” ou “igual” a Lula, é uma questão de opinião e não vamos nos ater a isso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm