Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > MST viaja para fazer protesto em Nova York #boato

MST viaja para fazer protesto em Nova York #boato

Boato – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) chega à Nova York para apoiar Dilma em evento da ONU.

O MST reclama por terras. Porém, no governo do Partido dos Trabalhadores (PT) os “sem terras”, não possuem terras, mas tem dinheiro e passaporte. Pelo menos é o que indica uma imagem que têm viralizado nas redes sociais.

MST vai à Nova York apoiar Dilma, diz boato
MST vai à Nova York apoiar Dilma, diz boato

De acordo com a publicação, manifestantes do MST protestaram a favor da presidente Dilma Rousseff em frente ao consulado do Brasil em Nova York, nos Estados Unidos. Leia o que diz o texto que circula online:

MST chega à Nova York para apoiar Dilma no evento na ONU. Só que é meio complicado entender como alguém que não tem terra viaja para New York City. Curioso…

Em outra página a mensagem diz o seguinte:

O MST não tem terra, mas tem passaporte e dinheiro para se hospedar em Nova York. Quem pagou? Desconfiamos que fomos nós.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Pronto. O nome “MST” e uma imagem com integrantes do movimento foram suficientes para causar grandes repercussões e a revolta de muitos internautas. Mas, sem mais delongas, vamos aos fatos.

Primeiro, não podemos afirmar quando a imagem foi registrada. Porém, em uma busca no site do movimento encontramos o relato da participação do MST em um evento da ONU, que fazia parte de uma série de palestras do Dia Internacional da Alimentação e do Dia Internacional da Mulher Rural, em 2011. Além disso, não consta nenhum protesto oficial de 2016 na página do movimento.

Atualizado: descobrimos, graças a ajuda nos comentários que a foto foi tirada no dia 17 de abril e foi feita por simpatizantes do Movimento nos EUA para relembrar os 20 anos do massacre de Eldorado dos Carajás. A Mídia Ninja cobriu a manifestação. Importante: todos moram nos EUA.

Ainda sobre a foto, pesquisamos e chegamos à conclusão que os manifestantes que aparecem na imagem são brasileiros que moram em Nova York, nos Estados Unidos. Uma das pessoas, a senhora que está à frente, tem, no perfil do Facebook, Nova York como a cidade onde mora.

Portanto, podemos afirmar que a história de que o MST viajou para fazer protesto em Nova York é falsa. Não existe nenhum protesto organizado pelo movimento nos Estados Unidos. Tudo não passa de mais um desses boatos encontrados na internet.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Angela da Cunha. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.