Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > MST tem escritório no bairro de Manhattan, em Nova York #boato

MST tem escritório no bairro de Manhattan, em Nova York #boato

Boato – Vídeo mostra escritório do MST em Manhattan. Já imagem mostra que o MST tem um “espaço” em um dos locais mais caros de Nova York.

Um dos argumentos mais utilizados contra grupos ligados, de alguma forma, ao socialismo é que muitos desses grupos se “gourmetizaram”. Existe até um adjetivo para isso: “esquerda caviar”. A história de hoje está servindo justamente para reforçar esse estereótipo.

Um vídeo e uma imagem que circulam no WhatsApp e Facebook estão servindo para reforçar a tese de que o MST abriu um escritório na cidade de Nova York e tem um “espaço cultural” em alguns dos endereços mais caros do mundo. Confira duas versões da mensagem que circulam na internet:

Versão 1: Escritório do MST em Manhattan, Nova York Estados Unidos.Um dos endereços mais caros do mundo. Invadido é que não foi. MST – Movimentos Sincronizados de Terroristas, é o braço armado do PT, treinado pelas FARC – grupo narco-terrorista colombiano de ideologia marxista-leninista, criada há 53 anos, começou fazendo a segurança dos produtores cocaleros e dos cartéis de Cali e Bogotá. […]

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 2: Pasmem, isso é um espaço na Av 8 e 9 em Nova York advinhe de quem? MST ISSO MESMO MST um dos espaços mais caro do mundo e foi alugado pra falar sobre o Brasil e dizer que o Lula foi preso por que o Bolsonaro não gosta dele. Agora é de admirar de ter sido alugado em um país capitalista onde 90% da população é de direita dizem que o aluguel é pago com doações claro que é mentira. Agora o preço do aluguel deve ser uma baba é bom que se investigue. Não passa pela cabeça de pessoas inteligentes que todo esse dinheiro que saiu via BNDS para Cuba e Venezuela com crédito secreto tenha sido realmente todo pra eles. Se fuçarem vão encontrar.

MST tem escritório em Nova York, em um dos espaços mais caros do mundo?

É claro que a imagem e o vídeo circularam com força na internet. Mas será mesmo que os locais pertencem ao MST, conforme apontam as mensagens que viralizaram por aí? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Ao bater o olho da mensagem, já ficamos desconfiados. Os motivos iniciais são dois. O primeiro é o histórico de informações falsas relacionadas à temática. Há algum tempo, o Boatos.org chegou a desmentir uma história que falava de uma passeata “do MST em Nova York”. O segundo está nas características da mensagem: vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis.

Com base nessa desconfiança, buscamos mais informações a respeito do assunto e descobrimos que o vídeo não comprova nada e que a imagem retratada não é de um escritório do MST em um dos locais mais caros de Nova York.

Ao analisar o vídeo, veja o que temos: um sujeito filma outra sala (não se sabe se é um endereço comercial, co-working ou mesmo residencial) e começa a bradar que é um “escritório do MST” por ter uma bandeira pendurada na sala. Porém, não há qualquer detalhe que defina se é “um escritório” ou simplesmente alguém que pendurou a bandeira do MST na sala. Como o ônus da prova é de quem acusa, analisa aí.

Ao analisar e buscar pela origem da imagem, descobrimos que não se trata de um escritório do MST. O local se chama The People’s Forum e é um espaço voltado “para as classes trabalhadoras e comunidades marginalizadas”. Detalhe: entre os trabalhadores do local, não há um brasileiro (apesar de a maioria ser de latinos).

A imagem em questão é de um evento “Lula Livre” organizado no local em abril deste ano. Isso explica a presença da bandeira do MST. O site mostra que há eventos variados e não “só sobre o Brasil” e tampouco que é o MST que “se organiza por lá”.

Resumindo: ao contrário do que apontam mensagens que viralizaram na internet, o MST não abriu um escritório em Nova York. Uma das imagens “que provam isso” não “prova muita coisa” e a outra é de um local que não é gerido pelo Movimento dos Sem-Terra.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.