Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > MST organizou churrasco para comemorar soltura de Lula, mostram fotos #boato

MST organizou churrasco para comemorar soltura de Lula, mostram fotos #boato

Boato – Fotos mostram festa organizada pelo Movimento dos Sem Terra (MST) para receber Lula. Churrasco seria para comemorar soltura do ex-presidente.

Não tem garotos da Tailândia, não tem Copa do Mundo. Desde quando desembargadores, juízes e advogados promoveram a “guerra do solta-não-solta” do ex-presidente Lula, a internet voltou a ser aquele “velho e ruim” espaço para a polarização de sempre. A consequência seria, obviamente, a editoria de política ganhar força aqui no Boatos.org.

A última que circula online dá conta de uma série de imagens que seriam da organização de um churrasco por parte do Movimento dos Sem Terra (MST) para comemorar a soltura do ex-presidente Lula. As fotos mostram um grande espaço vazio e carnes sendo preparadas.

As fotos e as mensagens dão margem para duas interpretações. A mais jocosa aponta que a “festa do MST” foi melada com a decisão da Justiça de anular o alvará de soltura do ex-presidente. A outra, mais conspiracionista, aponta que já estava “tudo combinado” com o desembargador e até a festa estava armada. Leia três versões da mensagem que circula online.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: MST, movimentos dos eternente sem terra, iriam promover mega churrasco com a frustrada soltura de Lula. #SQN Essa quadrilha são tão bem articulados que essa carne toda começou a ser preparada na madrugada, enquanto a tentativa do “desembargador” larápio só foi por volta às onze e meia da manhã de domingo. Tudo é subversivo, ilegal, criminoso, quando o assunto é PT, Lula, esquerda.

Versão 2: Estava tudo combinado com o Desembargador plantonista. No Paraná já estavam preparando a festa da soltura de Lula. Desta vez não seria pão com mortadela; seria uma Churrascada. José Dirceu até gravou um vídeo, que foi divulgado antecipadamente. Eles tinham a certeza de que somos todos idiotas.

Versão 3: O vídeo foi gravado e divulgado antecipadamente. É a certeza que eles têm de que somos todos idiotas. Já tinha lugares no Paraná preparando festa, uma Churrascada, Sinal que eles ja sabiam que o desembagador tentaria tirar o lula antes dos jornais. Confiaram no recesso e no plantonista petista, só não contavam que nem todos estavam distraídos

Fotos mostram que MST organizou churrasco para comemorar soltura de Lula?

Seja por um motivo ou por outro, as imagens e a mensagem viralizaram muito no WhatsApp e Facebook. Mas será mesmo que a tal “festa de arromba” foi organizada para comemorar a soltura de Lula que não veio e foi cancelada? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Não vamos entrar no mérito se os correligionários de Lula “já sabiam que ele seria solto” (é bem provável que líderes do partido e pessoas mais próximas do ex-presidente já sabiam do pedido no TRF-4 e para quem seria feito), mas o fato é que nem a festa foi organizada para a soltura de Lula e nem ela foi cancelada.

As imagens são do acampamento Dom Tomás Balduíno, localizado na cidade de Quedas do Iguaçu (PR) e são relativas à comemoração dos “três anos de resistência do acampamento”. O evento aconteceu no sábado, 7 de julho de 2018. Ou seja, a comemoração foi realizada um dia antes de toda a confusão dos habeas corpus de Lula.

A origem das fotos é a página oficial do Facebook do acampamento Dom Tomás Balduíno. Elas foram publicadas na sexta-feira, 6 de julho de 2018, e não havia qualquer descrição sobre soltura de Lula. “Algumas fotos da organização da grande festa da Reforma Agrária. 6.000 quilos de carne já temperada, tudo organizado. Venham todos compartilhar a luta e a esperança desse povo sem terra, venham conhecer o MST”, diz a mensagem.

A própria página do acampamento publicou um agradecimento e mais fotos do evento. “Linda festa do último sábado em comemoração aos 3 anos de luta e resistência do acampamento Dom Tomás Balduino. As famílias do acampamento agradecem a presença de todos”, aponta.

A página oficial do MST e o site Brasil de Fato também publicaram informações sobre o evento (considerado o maior do ano do movimento). No evento, os senadores Roberto Requião (MDB-PR) e Gleisi Hoffmann (PR-PR) estiveram presentes. A organização foi por meio de “vaquinha” de voluntários, de acordo com o Brasil de Fato.

Resumindo: ao contrário do que apontam postagens que circulam na internet, o MST não organizou uma festa para comemorar a soltura do ex-presidente Lula tampouco o evento das imagens foi cancelado. As imagens são da preparação de um churrasco em comemoração aos três anos de um acampamento em Quedas do Iguaçu (PR). Ou seja, trata-se de mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.