Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > MP acaba de pedir prisão de Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro #boato

MP acaba de pedir prisão de Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro #boato

MP acaba de pedir prisão de Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Ministério Público (MP) acabou de pedir a prisão do governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel ao STJ. O Palácio Guanabara está pegando fogo.

A pandemia do novo coronavírus criou um novo embate na política do Brasil. De um lado, Bolsonaro e seus correligionários. Do outro, governadores estaduais. No meio disso, o que não tem faltado na internet são notícias falsas sobre ao líderes estaduais circulando em grupos de bolsonaristas. A última aponta para uma suposta ação do MP.

De acordo com mensagens que estão viralizando em redes sociais, principalmente, Facebook, o Ministério Público pediu ao STJ a prisão do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. A mensagem aponta, ainda, que “o Palácio Guanabara está pegando fogo”. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Prisãoooo …entendeu PEDIDO DE PRISÃO! 15/05/20 MP acaba de pedir prisão sem julgamento do Wilson Witzel ao STJ, está maior desespero no palácio. PRES. DA ALERJ PARTIU PARA O PALÁCIO AGORA. Aguardem! TodoPoderEmanaDoPovo #JairCadaVezMaisForte #FechadosComBolsonaro #afaxinacontinua

Versão 2: MP acaba de pedir a prisão do déspota, covarde, ladrão do Wilson Witzel. Palácio ta pegando fogo, apesar da chuva. Versão 3: PEDIDO DE PRISÃO! MP acaba de pedir prisão sem julgamento do Wilson Witzel ao STJ, está maior desespero no palácio. PRES. DA ALERJ PARTIU PARA O PALÁCIO AGORA. Aguardem!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 4: PEDIDO DE PRISÃO PARA O GOVERNADOR DO RIO MP (Ministério Público) acaba de pedir a prisão sem julgamento do Governador Wilson Witzel ao STJ, está maior desespero no Palácio. O PRESIDENTE DA ALERJ PARTIU PARA O PALÁCIO AGORA! Em breve estará na Gaiola

MP acabou de pedir a prisão de Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro?

A mensagem circulou com muita força na internet e deixou muita gente curiosa com o tal pedido de prisão. Mas será mesmo que o MP acabou de pedir a prisão de Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, por si só, causa muitas desconfianças. Ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis. Apenas “joga a informação” e deu.

Há de se convir que o pedido de prisão de um governador seria algo que viraria notícias em tudo que é lugar. Porém, ao buscar sobre o tal pedido do MP sobre a prisão de Wilson Witzel, sabe o que encontramos? Nada. Apenas o mesmo texto em redes sociais.

Muito provavelmente, a “notícia” da prisão surgiu de uma operação da Polícia Federal que investiga fraudes na administração pública e resultou na prisão de um empresário próximo a Witzel. Detalhe: em nenhum momento se falou em “prisão de Witzel”.

Resumindo: a história que aponta que o Ministério Público pediu a prisão do governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel é falsa. A mensagem “brotou do nada”, não está balizada em nenhuma fonte confiável e está enganando muita gente por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B