Moro decreta que Lula não é o dono do tríplex no Guarujá #boato

Boato – Após divulgação de relatório da Polícia Federal (PF), o juiz Sérgio Moro decretou, finalmente, que Lula não é o dono do tríplex no Guarujá.

Em meio à “largada” das eleições, uma das situações mais peculiares é a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como Lula (candidato inscrito pelo PT) foi condenado e está preso em Curitiba, é provável que ele tenha a candidatura impugnada. Mesmo assim, ele ainda tenta esticar “ao máximo” o registro para “repassar” votos para Fernando Haddad.

Com tudo isso, as redes sociais (como sempre) estão pegando fogo. Correligionários favoráveis e contrários a Lula tentam, cada um ao seu modo, fazer pressão para “puxar a sardinha para a sua brasa”. E um dos últimos instrumentos de pressão de alguns simpatizantes do ex-presidente está em um vídeo que começou a viralizar em redes sociais.

A filmagem não identifica quem é a mulher que está no vídeo (já, já a gente explica). No vídeo, ela aponta que a coluna do Fernando Rodrigues no UOL publicou “há poucos instantes” que a Polícia Federal concluiu a fase da operação Triplo X e indiciou a “dona do Triplex” no dia 12 de agosto. No final do vídeo, ela diz que Moro pediu a publicação na íntegra da decisão e que seria a prova de que Lula não é o dono do tríplex no Guarujá.

Junto ao vídeo (publicado em 2018 em um canal do Youtube claramente de apoio a Lula), há a seguinte informação: “MORO DECRETA FINALMENTE: LULA NÃO É DONO DO TRIPLEX”. No Facebook, a história publicada como “Relatório final da Polícia Federal comprova que o ex-presidente Lula e sua família não são donos do Triplex do Guarujá, e o juizeco tucano Sérgio Moro decreta finalmente: LULA NÃO É DONO DO TRÍPLEX”. Assista ao vídeo (já descobriu quem é?):

Moro decretou que Lula não é o dono do tríplex no Guarujá?

Claro que bastou o vídeo viralizar para que as pessoas começassem a compartilhar a informação loucamente nas redes sociais. Mas será mesmo que o juiz Sérgio Moro “decretou” que Lula não é dono do tríplex? Se você ficou empolgado (ou enraivecido) com a informação, calma aí porque ela não procede. Vamos aos fatos.

Antes de analisar o conteúdo em si, vamos fazer uma análise mais geral do caso. É óbvio que uma notícia impactante como essa (que poderia acarretar na anulação de toda condenação de Lula) viraria manchete na TV, rádio, jornal, internet e trends em todas as redes sociais.

Porém, nada (além das postagens em redes) encontramos ao procurar sobre o assunto nas notícias recentes. Não é estranho?

Isso se explica com detalhes do vídeo. A filmagem é da senadora (candidata à reeleição) pelo Amazonas Vanessa Grazziotin (PCdoB). E aí temos o primeiro erro: a data. Apesar de muita gente achar que o vídeo é atual, a filmagem foi feita em 18 de agosto de 2016 (exatamente há dois anos). Ou seja: ele não trata de um evento de 2018. Assiste aí a publicação no Facebook da senadora (preste atenção na data).

Temos aí o primeiro erro: o vídeo está sendo tratado como atual, mas é antigo. Mas as coisas não param por aí. Além disso, houve um erro de interpretação na época. Na realidade, o juiz Sérgio Moro nunca (nem em 2016, nem em 2017, nem em 2018) afirmou que o tríplex (aquele) não é de Lula (afinal, toda a condenação ao ex-presidente foi sob a acusação de que o apartamento era fruto de corrupção).

Neste caso, a resposta está no artigo de Fernando Rodrigues citado no vídeo. Na época, Rodrigues (que não está mais com o blog no UOL e atualmente comanda o site Poder 360) publicou uma nota sobre a Operação Triplo X e sobre um tríplex no Guarujá. Porém, o apartamento em questão não era o atribuído a Lula (na reportagem, nada é dito sobre isso). De fato, uma primeira leitura pode levantar dúvidas. Porém, o próprio jornalista tratou de esclarecer que o apartamento não é de Lula quatro dias após a publicação original (e depois da gravação de Grazziotin). Leia:

Como informa a reportagem, as supostas irregularidades envolvendo o ex-presidente Lula continuam sob apuração em outro procedimento de investigação, que também tramita na 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba (PR). Nelci Warken admitiu ser a verdadeira dona de um tríplex (o 163-B), que estava em nome de uma empresa offshore. Já o tríplex atribuído à família do ex-presidente Lula é o 164-A, no mesmo edifício.

Temos aí um erro em dois níveis. O primeiro foi na interpretação (em 2016) de que a Operação da Polícia Federal (a Triplo X) era do famigerado tríplex de Lula. Neste caso, não dá para dizer se houve dolo na informação errada. O segundo foi em utilizar o vídeo (em 2018) para “aferir” que Moro decretou a inocência de Lula (neste caso, não dá para dizer que foi “sem querer”).

De uma forma ou outra, o fato é que o juiz da Lava Jato não decretou a inocência do ex-presidente ou mesmo que o tríplex da condenação não é dele. O vídeo é antigo e a informação que circula online é falsa. Não vale a pena compartilhar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Leia também:

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Moro decreta que Lula não é o dono do tríplex no Guarujá #boato

  • 21/08/2018 em 19:09
    Permalink

    Este site não tem menhuma credibilidade assim como outros que falam que as notícias são boatos exemplo do arroz de plástico na africa, soda no leite foi boato e logo apos estourou o escândalo papel na carne tb foi dito que foi boato e se descobriu que era verdade não confio nestes sites pois eles podem mt bem receber de pessoas que tem interesse em esconder a verdade.

    Resposta
  • 19/08/2018 em 22:08
    Permalink

    todos sabíamos q o vídeo e antigo…. falou e não justificou…. vcs estão indo pelo mesmo caminho da abril

    Resposta
  • 19/08/2018 em 15:31
    Permalink

    Se não decretou, deveria tê-lo feito. Seria um gesto de honradez. Onde estão as provas materiais? Só ficou na base da tal delação premiada. Ora, essas existem contra os caciques tucanos, ALÉM DAS PROVAS MATERIAIS…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)