Míssil que matou general iraniano foi visto saindo da casa de Bolsonaro, diz Globo News #boato

Boato – Imagem mostra que Globo News chegou a denunciar, com base em informações do porteiro, que o míssil que matou o general Qasem Soleimani saiu da casa do presidente Jair Bolsonaro.

Desde que tomou posse como presidente da República, o presidente Jair Bolsonaro e a Rede Globo têm realizado uma espécie de “guerra fria”. O clima esquentou muito no final do ano, quando a Globo deu a informação de que o porteiro do condomínio em que mora o presidente (no Rio de Janeiro) teria falado que os assassinos de Marielle Franco teriam ido para a casa de Bolsonaro.

A tal informação (que depois foi desmentida pela própria investigação) gerou respostas, discussões e, meses depois, uma imagem curiosa. De acordo com uma foto e mensagens que estão circulando em redes sociais, a Globo News (e a Globo) resolveram ligar o presidente do Brasil à morte do general Qasem Soleimani. De acordo com as mensagens, a emissora teria dito que o míssil saiu da casa Bolsonaro. Veja:

Versão 1: Míssil que matou general Iraniano foi visto saindo do condômino de Bolsonaro, diz o vagabundo do porteiro. Versão 2: Segundo o porteiro, tudo indica que o míssil frequentava a casa do Presidente Jair Bolsonaro. OBS.: “Fonte confiável”: Rede Globo.

Globo News disse que míssil que matou general iraniano foi visto saindo da casa de Bolsonaro?

A imagem é um tanto quanto curiosa. Acreditamos que ninguém acreditou nessa. Mas, pelo sim e pelo não, sabia que a imagem que estão circulando por aí é fruto de uma montagem (caramba!). Vamos aos fatos.

A história se baseia em duas teses absurdas. A primeira é relacionada à chance do tal míssil norte-americano ter saído da casa de Bolsonaro para o Iraque. Por motivos (óbvios) geográficos, de soberania nacional e de lógica, a tese é absurda (digna de mensagem no WhatsApp). Logo, seria muito difícil qualquer meio de comunicação cogitar isso.

Com base nisso, já poderíamos cravar que a Globo News não deu a tal informação. Porém, fomos apenas verificar (vai que…). Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito da “denúncia bomba”. Ao procurar pela imagem, descobrimos que a foto é na realidade, de uma entrevista realizada pela emissora com o governador do Acre Gladson Cameli em 23/01/2019.

Resumindo: a história que aponta que a Globo News falou que o míssil que atingiu o general iraniano Qasem Soleimani saiu da casa de Bolsonaro é falsa. A gente nem ia desmentir essa (porque tá muito na cara), mas vimos que tinha gente procurando por aqui a respeito.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/30ro2Jf

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet