Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que ministra do governo Lula tenha dito que açúcar vem das abelhas

É falso que ministra do governo Lula tenha dito que açúcar vem das abelhas

Ministra de Lula disse que açúcar vem das abelhas, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Ministra do governo Lula disse que o açúcar veio das abelhas durante evento.

Análise

Não é de hoje que circula na internet um vídeo que mostra uma mulher dando uma declaração que chamou atenção. Durante um evento, ela diz (não se sabe o motivo) que o açúcar vem da abelha.

A partir do comentário, muitas mensagens começaram a apontar que a mulher seria uma ministra do governo Lula. Em alguns casos, é dito que se tratava de Sônia Guajajara. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que a Anvisa esteja barrando entrada de remédios no RS

*Não pode rir. Ela é a ministra do atual governo do PT. Mulher inteligente e super entendida nesse assunto de açúcar. Segundo a ministra o açúcar vem da grande produção de abelhas. Você planta a cana, nasce abelhas.😂😂😂🤣🤣🤣😉

@passarelli51Não pode rir. Ela é a ministra do atual governo do PT. Mulher inteligente e super entendida nesse assunto de açúcar. Segundo a ministra o açúcar vem da grande produção de abelhas. Você planta a cana, nasce abelhas. Com 6 meses de nascimento, elas voam para a central de empacotamento do açúcar cristal ou refinado. A maior produção de açúcar do mundo.♬ som original – Marco Antonio

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que uma ministra de Lula disse que o açúcar vem da abelha? 2) Em que ocasião foi gravado o vídeo e quem deu a declaração? 3) O açúcar vem mesmo das abelhas?

É verdade que uma ministra de Lula disse que o açúcar vem da abelha?

Não. Apesar do alarde por conta da mensagem que estava circulando, não se trata de uma ministra de Lula no vídeo. A mulher não se parece com a ministra Sônia Guajajara ou com qualquer outra ministra de Lula. Além disso, a identidade da pessoa em questão já é conhecida.

Em que ocasião foi gravado o vídeo e quem deu a declaração?

De acordo com este conteúdo publicado no site gov.br, do governo federal, a pessoa do vídeo é uma moradora da periferia de São Paulo chamada Dayane. O vídeo foi gravado durante um evento em abril deste ano.

O açúcar vem mesmo das abelhas?

Pode parecer óbvio, mas a gente tá aqui para explicar o óbvio. O açúcar não vem da abelha. O produto é extraído da cana-de-açúcar. O que é produzido pela abelha é o mel, também utilizado para adoçar em alguns casos.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que alguma ministra do governo Lula tenha dito que o açúcar vem da abelha. A pessoa do vídeo não é Sônia Guajajara ou outra integrante do governo. A história que viralizou é fake.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm