Boato – Ministra da Cultura diz que quadros de Portinari no acervo do Masp são rabiscos e deviam ser vendidos.
Quem nunca ficou parado na frente de uma pintura tentando enxergar o que críticos e especialistas disseram estar ali não sabe o que é padecer de um incômodo. A verdade é que a arte ainda é um tabu no Brasil e divide opiniões. Afinal, o que é arte? Discussões à parte, o importante é sabermos que a Ministra da Cultura afirmou que as obras de Cândido Portinari são só ‘rabiscos’!
Exato, uma foto postada no Facebook afirma que a chefe do Ministério da Cultura rebaixou os quadros de Portinari a rabiscos. E mais, a ministra disse que o acervo do Masp deveria ser leiloado. Vejam o absurdo supostamente proferido:
‘A INCOMPETÊNCIA DE UM GOVERNO QUE TRATA PICHAÇÃO COMO ARTE POPULAR, E AS OBRAS DE PORTINARI COMO“ RABISCOS”! MINISTRA DA CULTURA QUER LEILOAR ACERVO DO MASP. “VAMOS VENDER ESSES RABISCOS”. DISSE ELA REFERINDO-SE ÀS OBRAS DE PORTINARI’
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Gente, mas que absurdo! Exato, mas o absurdo na verdade está no fato de mais de 8 mil pessoas terem compartilhado uma mentira (dessas descaradas mesmo). A imagem repassada na rede social mostra ‘a ministra da cultura’ e lhe atribui essa fala polêmica. Acontece que não temos uma ministra e sim um MinistrO da Cultura – Juca Ferreira.
A mulher na foto da balela é Nilma Lino Gomes, ministra do Ministério da Cidadania, que reúne a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria dos Direitos Humanos e a Secretaria de Políticas para as Mulheres. E até que se prove o contrário, ela nunca chamou as obras de Portinari de rabisco. Não encontramos nenhuma menção de que a ministra proferiu esse discurso ou de que sugeriu o leilão do acervo do Masp.
Aliás, a fórmula desse boato foi bem simples: juntar informações sobre o leilão verdadeiro de obras de Portinari, que houve em novembro passado em São Paulo, com a imagem da ministra brasileira e inventar uma mentira em nome dela. Pronto. Seria desconforto/intolerância/insatisfação com a pasta que Nilma comanda? Ou desinformação sobre quem é quem nos vários ministérios brasileiros?
Seja como for, tudo isso é #boato. Daqueles preguiçosos que nem se pautam em informações corretas para ganhar credibilidade.