Michelle Bolsonaro usou sapato da bandeira do Brasil exclusivo no 7 de setembro #boato

Boato – Foto mostra sapato de salto exclusivo utilizado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro no dia 7 de setembro. Eles eram verde-amarelos e com o desenho da bandeira do Brasil.

Apesar de o desfile do dia 7 de setembro já ter passado, ainda há debates sobre o assunto na internet. E se há debates, há fakes. E o último deles fala da primeira-dama Michelle Bolsonaro e suas vestimentas.

Depois de aparecer com um vestido amarelo na cerimônia, mensagens davam conta que ela usou um sapato de salto verde-amarelo com o desenho da bandeira do Brasil. Mais do que isso, o modelo seria exclusivo dela. Leia a mensagem que circula online:

OS SAPATOS DE MICHELLE A mulherada está enlouquecida pelos sapatos usados por #michellebolsonaro neste 7 de Set.E como não? Lindos! 2° informações da assessoria da primeira-dama, os sapatos foram um presente do fabricante, feitos exclusivamente para ela, via Emílio Dorázzio

Michelle Bolsonaro usou sapato da bandeira do Brasil exclusivo no 7 de setembro?

Muita gente viu a imagem, relacionou à primeira-dama, elogiou e, em alguns casos, criticou. Mas o fato é que os tais sapatos não pertencem a Michelle Bolsonaro. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem já nos causa desconfianças. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis. Além disso, ao buscar sobre referências em relação ao tal “sapato de Michelle”, nada encontramos. Não há uma foto, ao contrário do que aponta a mensagem, com a primeira-dama usando os sapatos verde-amarelos.

Com essa falta de informações a respeito do look da primeira-dama, a gente começa a ficar desconfiado de que a “mulherada está enlouquecida” com os tais “sapatos exclusivos”. Desconfiança que vira certeza ao buscarmos a origem da imagem.

Na realidade, os sapatos em questão nada têm a ver com o 7 de setembro e mesmo com Michelle Bolsonaro. As imagens são na realidade de uma grife de São José do Rio Preto chamada Laura Prado. Como mostra essa matéria do G1, a loja investiu em modelos de sapatos como o da imagem. A imagem, inclusive, foi postada em 2018 na página do Instagram da empresa. Confira:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Laura Prado (@laurapradocalcados) em


Ou seja: além de a imagem não ser de Michelle Bolsonaro, a tese de que o “sapato é exclusivo” cai por terra ao sabermos que ele era vendido durante a Copa do Mundo de 2018 no interior de São Paulo.

Resumindo: a história que aponta que Michelle Bolsonaro usou sapatos exclusivos de cor verde-amarelo durante o desfile do 7 de setembro é falsa. Além de não ter nenhum registro da primeira-dama com ele, a imagem que circula online nada tem a ver com o evento recente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)