Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostra Jair e Michelle Bolsonaro recebendo pessoas não é de brasileiros repatriados de Israel

Vídeo que mostra Jair e Michelle Bolsonaro recebendo pessoas não é de brasileiros repatriados de Israel

Michelle Bolsonaro recebeu brasileiros repatriados de Israel, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Michelle Bolsonaro (junto com Jair) recebeu brasileiros repatriados de Israel agora em 2023. 

  Análise

No contexto dos conflitos entre Israel e o Hamas, está circulando na internet um vídeo que seria de uma ação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (e do ex-presidente Jair Bolsonaro).

No vídeo, Michelle Bolsonaro recepciona pessoas que saem de um avião em meio a uma multidão (que inclui o ex-presidente). Junto ao vídeo, é dito que se tratou da recepção de brasileiros que estavam em Israel. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1:  Michele bolsonaro recebe Brasileiros repatriados de Israel. A canja nunca vai ter moral alguma. Mulher de bandido Versão 2: #Michelle bolsonaro recepciona #povo em aeroporto que veio de #Israel pois a conflito de guerra e foi #repatriado ao Brasil. Vixi essa mulher como presidente. As femininstas morde o arame.

@bismarkdaiane1309 #VozDosCriadores ♬ som original – marks aleatórios

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. 1) É verdade que Michelle Bolsonaro e Jair receberam brasileiros que saíram de Israel em 2023? 2) De quando é o vídeo que mostra Michelle Bolsonaro e Jair recepcionando pessoas? 3) Quem recepcionou os brasileiros que vieram de Israel em 2023?

É verdade que Michelle Bolsonaro e Jair receberam brasileiros que saíram de Israel em 2023?

Não é verdade. Não há qualquer registro de que o ex-presidente e a ex-primeira-dama teriam recepcionado os brasileiros que vieram de Israel (o que seria estranho visto que foi algo organizado pelo governo atual, que é de um partido de oposição a Bolsonaro). Além disso, o vídeo em questão é de outra situação.

De quando é o vídeo que mostra Michelle Bolsonaro e Jair recepcionando pessoas?

Na realidade, as imagens de Michelle Bolsonaro recepcionando brasileiros (ela está, inclusive com um cachorro no colo) é da chegada de brasileiros que estavam na Ucrânia em fevereiro de 2022. A chegada foi divulgada pela TV e também republicada em matérias como esta do UOL.

Quem recepcionou os brasileiros que vieram de Israel em 2023?

Lula e Janja não estiveram presentes na cerimônia da chegada de brasileiros que estavam em Israel. Quem representou o governo brasileiro na ocasião foram o ministro da Defesa José Mucio Monteiro, a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores Maria Laura da Rocha e o comandante da Aeronáutica Marcelo Kanitz Damasceno.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Michelle Bolsonaro e Jair receberam os brasileiros que chegaram de Israel. O vídeo que está viralizando é antigo, relativo a brasileiros que saíram da Ucrânia em 2022 e não tem relação com o evento ocorrido nesta semana.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)