Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Michelle Bolsonaro intervém a favor dos animais atingidos em Brumadinho #boato

Michelle Bolsonaro intervém a favor dos animais atingidos em Brumadinho #boato

Boato – Primeira-dama Michelle Bolsonaro pede que o ministro da agricultura envie veterinários para salvar os animais atingidos pela tragédia de Brumadinho. 

O rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), região metropolitana de Belo Horizonte, causou uma avalanche de lama que deixou dezenas de mortos e centenas de desaparecidos. A tragédia causou comoção e mobilizou doações e voluntários em todo o mundo. Em meio às mobilizações, uma suposta iniciativa da primeira-dama Michelle Bolsonaro tem chamada atenção na internet.

Circula na web a informação que Michelle Bolsonaro teria feito uma intervenção a favor dos animais atingidos pelo desastre. A publicação, supostamente divulgada pela esposa do presidente Jair Bolsonaro no Facebook, diz que Michelle teria intermediado o envio de médicos veterinários para Brumadinho. Junto à publicação, circula a imagem de um animal sendo salvo. Leia:

Pedi com olhos cheios de lágrimas para o ministro da agricultura o envio de veterinários para cuidar dos animais que estavam sendo esquecidos, ele disponibilizou cerca de 100 Médicos Veterinários que já estão em Brumadinho dando auxílio na recuperação dos animais que sobreviveram, muitos animais estão bem debilitados, mas os veterinários afirmam que poucos correm riscos de vida

Michelle Bolsonaro intervém a favor dos animais atingidos pela tragédia de Brumadinho?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A informação tem sido muito compartilhada e elogiada na internet. Mas será mesmo que Michelle Bolsonaro mobilizou o envio de veterinários para cuidar dos animais atingidos pela tragédia? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao bater o olho no texto, já desconfiamos da história. O motivo é simples: uma afirmação impactante, e que vem acompanhada de uma figura pública que não costuma fazer declarações, tornaria-se facilmente notícia. Aconteceu justamente o contrário, não encontramos nada a respeito. Para além disso, a postagem tem alguns erros como, por exemplo, falar em “ministro da Agricultura” sendo que a pasta é dirigida por uma mulher (Tereza Cristina).

Com base nisso, resolvemos fazer uma busca pela imagem e descobrimos que ela não foi registrada em Brumadinho. A imagem já é antiga e é utilizada, no mínimo, desde 2007 por portais de notícias, como mostra esta matéria da Faculdade Anísio Teixeira e G1. A propósito, o registro foi realizado pela Eliana Assumpção da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ou seja, nada tem a ver com Brumadinho.

Pois bem, ao buscar pela declaração de Michelle Bolsonaro não encontramos nada que prove a afirmação da primeira-dama. Mais do que isso: descobrimos que ela não possui nenhum perfil no Facebook. Vale dizer que a primeira-dama, além de atrair seguidores, Michelle atrai também diversos perfis falsos no Instagram. De acordo com a matéria do Extra, a esposa do presidente já acumula mais de trinta perfis falsos na internet. Com isso, nem precisamos dizer que o perfil que publicou a informação é falso.

Por fim, verificamos a situação dos animais atingidos pela tragédia de Brumadinho e, de fato, não houve nenhum envio do Governo Federal de médicos veterinários, como indica a mensagem. O que temos, até o momento, é uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para que a mineradora Vale faça um plano emergencial de localização, resgate e cuidados dos animais atingidos pelo desastre.

Resumindo: a história de que Michelle Bolsonaro interviu a favor dos animais atingidos pela tragédia de Brumadinho é falsa. Ou seja, é melhor poupar os elogios a primeira-dama porque a história é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.