Mentira: FHC é escolhido homem do ano

Boato espalha que FHC ganhou prêmio de homem do ano
Boato espalha que FHC ganhou prêmio de homem do ano

 

 

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/39Tje3u

Confira o nosso Instagram:

Instagram

 

 

 

 

Boato – O ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, é eleito o homem do ano pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. Solenidade acontece em maio.

 

Mais um ano que começa, 2015 está aí, acabaram as festanças do final de 2014 e a vida continua. E advinha quem também continua e não tira férias de verão, nem para em janeiro? Exatamente, o boato. Na verdade, OS boatos, porque mal começou o novo ano e as mentirinhas e histórias falsas da internet já estão bombando.

Entre as várias, uma bem clássica envolvendo uma pessoa conhecida, porque não dizer uma celebridade: o ex-presidente do país, Fernando Henrique Cardoso. Bem sabemos, além de ter comandado o Brasil de 1995 a 2002, o homem também é sociólogo e carrega as graças do Plano Real que modificou (para o bem) a economia brasileira.

Aí, é claro que FHC mesmo fora do Palácio do Planalto tem muitos fãs, que ao que parece se empolgaram com a coisa toda e inventaram um prêmio para ele. Segundo a história replicada em vários blogs e sites, FHC foi eleito o homem do ano pela Câmara de Comércio Brasil-EUA (Brazilian-American Chamber of Commerce). Confira o texto na íntegra:

‘O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, hoje aos 83 anos de idade, vai receber o título de ”homem do ano” mais de doze anos depois de entregar o poder ao sucessor Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2003. O título, o mais concorrido do gênero, é concedido em Nova York, todos os anos, pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. A solenidade de entrega será realizada em maio.’

A notícia fez sucesso, já rendeu milhares de curtidas, mas olha que triste, é mentira. O Boatos.org procurou em todas as fontes possíveis, imagináveis e confiáveis e não há nenhuma menção ao suposto prêmio ganho por FHC.

Nenhum veículo de peso deu essa notícia, quando em outras situações semelhantes envolvendo o ex-presidente, os grandes da comunicação não hesitaram em divulgar a notícia. É o caso do G1, do Jornal Nacional e do Estadão que anunciaram o prêmio Jhon W. Kluge que FHC ganhou do Congresso dos EUA em 2012.

Além disso, não há nada sobre o assunto nem no Facebook oficial do ex-presidente nem no site da Fundação Fernando Henrique Cardoso, o famoso iFHC. Que, aliás, tem toda uma parte de assessoria, falando inclusive do Prêmio Chapultepec da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) que FHC ganhou em 2013.

E para encerrar, vale a ressalva. O POY (Person of the Year Awards), ou seja, o Prêmio Homem do Ano existe sim, e é concedido realmente pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. A associação elege anualmente uma figura brasileira e uma norte-americana que tenha se destacado em estreitar laços entre os dois países.

A solenidade acontecerá em Nova York, no dia 12 de maio, mas no site oficial não há nenhum sinal dos vencedores deste ano, apenas os eleitos anteriores.

Claro que não é intenção desse texto desmerecer o ex-presidente Fernando Henrique. Nossa missão é simples, desmentir a história, que não passa de boato. É isso, ou estamos falando de previsão do futuro. Aí, ao estilo do extinto programa da Rede Globo, Você Decide.

3 comentários em “Mentira: FHC é escolhido homem do ano

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)