Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mentira: FHC é escolhido homem do ano

Mentira: FHC é escolhido homem do ano

Boato espalha que FHC ganhou prêmio de homem do ano
Boato espalha que FHC ganhou prêmio de homem do ano

 

 

 

 

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

 

 

Boato – O ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, é eleito o homem do ano pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. Solenidade acontece em maio.

 

Mais um ano que começa, 2015 está aí, acabaram as festanças do final de 2014 e a vida continua. E advinha quem também continua e não tira férias de verão, nem para em janeiro? Exatamente, o boato. Na verdade, OS boatos, porque mal começou o novo ano e as mentirinhas e histórias falsas da internet já estão bombando.

Entre as várias, uma bem clássica envolvendo uma pessoa conhecida, porque não dizer uma celebridade: o ex-presidente do país, Fernando Henrique Cardoso. Bem sabemos, além de ter comandado o Brasil de 1995 a 2002, o homem também é sociólogo e carrega as graças do Plano Real que modificou (para o bem) a economia brasileira.

Aí, é claro que FHC mesmo fora do Palácio do Planalto tem muitos fãs, que ao que parece se empolgaram com a coisa toda e inventaram um prêmio para ele. Segundo a história replicada em vários blogs e sites, FHC foi eleito o homem do ano pela Câmara de Comércio Brasil-EUA (Brazilian-American Chamber of Commerce). Confira o texto na íntegra:

‘O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, hoje aos 83 anos de idade, vai receber o título de ”homem do ano” mais de doze anos depois de entregar o poder ao sucessor Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2003. O título, o mais concorrido do gênero, é concedido em Nova York, todos os anos, pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. A solenidade de entrega será realizada em maio.’

A notícia fez sucesso, já rendeu milhares de curtidas, mas olha que triste, é mentira. O Boatos.org procurou em todas as fontes possíveis, imagináveis e confiáveis e não há nenhuma menção ao suposto prêmio ganho por FHC.

Nenhum veículo de peso deu essa notícia, quando em outras situações semelhantes envolvendo o ex-presidente, os grandes da comunicação não hesitaram em divulgar a notícia. É o caso do G1, do Jornal Nacional e do Estadão que anunciaram o prêmio Jhon W. Kluge que FHC ganhou do Congresso dos EUA em 2012.

Além disso, não há nada sobre o assunto nem no Facebook oficial do ex-presidente nem no site da Fundação Fernando Henrique Cardoso, o famoso iFHC. Que, aliás, tem toda uma parte de assessoria, falando inclusive do Prêmio Chapultepec da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) que FHC ganhou em 2013.

E para encerrar, vale a ressalva. O POY (Person of the Year Awards), ou seja, o Prêmio Homem do Ano existe sim, e é concedido realmente pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. A associação elege anualmente uma figura brasileira e uma norte-americana que tenha se destacado em estreitar laços entre os dois países.

A solenidade acontecerá em Nova York, no dia 12 de maio, mas no site oficial não há nenhum sinal dos vencedores deste ano, apenas os eleitos anteriores.

Claro que não é intenção desse texto desmerecer o ex-presidente Fernando Henrique. Nossa missão é simples, desmentir a história, que não passa de boato. É isso, ou estamos falando de previsão do futuro. Aí, ao estilo do extinto programa da Rede Globo, Você Decide.