Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marina Silva não estava falando em incêndios na Amazônia quando citou nanomísseis e irregularidades cósmicas

Marina Silva não estava falando em incêndios na Amazônia quando citou nanomísseis e irregularidades cósmicas

Marina Silva tentou explicar incêndios na Amazônia citando nanomísseis e irregularidades cósmicas, boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A ministra do Meio do Ambiente Marina Silva disse que incêndios na Amazônia são causados por nanomísseis e irregularidades cósmicas.

  Análise

Uma fala da ministra do Meio Ambiente Marina Silva está sendo utilizada por críticos como algo que comprovaria que Bolsonaro é que tem razão sobre a questão da Amazônia. Um vídeo no qual ela cita nanomísseis e irregularidades cósmicas está sendo compartilhado como se fosse a explicação dela para os incêndios na Amazônia.

Junto ao vídeo, há mensagens estranhando a fala dela e apontando que ela não saberia explicar os incêndios na região. Leia três versões da mensagem que circula online e acompanhe a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 1: Marina, “explicando” os incêndios na Amazônia. Se alguém entender, por gentileza me explica. 🙄 Versão 2:Os Brasileiros tem que ter paciência com esses ministros petistas Meu Deus e tem público pra ouvir embromation Versão 3:Marina Silva tenta explicar os incêndios na Amazônia e não fala coisa com coisa. Como é? Nanomisseis? Irregularidades Cósmicas? Corredor humanitário para as crianças e jovens? Que corredor é esse, pras crianças da Amazônia saírem de lá? Melhor poema, melhor jogada de futebol?

Transcrição: E na Silva explicando os incêndios na Amazônia, porque nós estamos vivendo sobre o efeito de guerras que são devastadoras. Nós precisamos entender que o que está acontecendo com a mudança do clima é uma guerra. E é uma guerra que às vezes parece imperceptível. É como se nós tivéssemos lançando nanomicies o tempo todo na atmosfera, que estão mudando as grandes regularidades cósmicas. E nós precisamos fazer um corredor humanitário para que as crianças, os jovens, as pessoas possam ter 1 futuro.

E fazer isso é cuidar da agenda de metidação, da agenda de adaptação e sobretudo de transformação, de transformar essa nossa forma insustentável de ser estar no Mundo, de estarmos ligados aos limites extensivos da relação com a natureza. Nós precisamos ir para os limites intensivos. Nos limites extensivos nós disputamos coisas, disputamos objetos. Nos limites intensivos nós disputamos habilidade. Há limites a natureza está mostrando aí para ter, mas não há limites para ser. Não há limites pra fazer o melhor poema, não há limites pra fazer a melhor, 01:14 enfim, a jogada de futebol, nem dar a melhor aula. Que bonito!

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Marina Silva disse que os incêndios da Amazônia foram causados por nanomísseis e irregularidades cósmicas? 2) O que ela quis dizer com nanomísseis e irregularidades cósmicas no planeta? 3) Qual a explicação de Marina Silva para os incêndios na Amazônia?

É verdade que Marina Silva disse que os incêndios da Amazônia foram causados por nanomísseis e irregularidades cósmicas?

Não é verdade. Para entender todo o contexto da fala é preciso assistir a toda apresentação da ministra do Meio Ambiente durante o TEDxAmazônia, realizado no dia 3 de novembro de 2023. A fala dela está a partir da 1:30:45 no vídeo abaixo:

Como é possível ver no vídeo, ela não estava se referindo à situação atual dos incêndios que estão ocorrendo na região de Manaus. Na realidade, ela se referia a uma questão mais ampla em se falando de maior ambiente.

O que ela quis dizer com nanomísseis e irregularidades cósmicas no planeta?

Na realidade, ela estava falando que as questões ambientais (que incluem o aquecimento global e, sim, incêndios na Amazônia) demandam transformações das pessoas. A partir daí, ela anuncia que vai fazer uma metáfora entre as guerras e a questão ambiental (isso ocorre a partir do 1:38:00).

Neste instante, ela fala que no meio ambiente também há uma “guerra” e que estaríamos lançando nanomísseis na atmosfera (ao poluir o mundo e não se utilizar de recursos sustentáveis), assim como uma guerra. E aí, ela cita que é preciso uma transformação.

Qual a explicação de Marina Silva para os incêndios na Amazônia?

É importante citar que a situação atual que ocorre em Manaus não é relativa a incêndios na floresta Amazônica mais densa e sim em áreas desmatadas. Em outubro, Marina Silva relatou (com base em dados) que a causa dos incêndios é humana. “O principal vetor das queimadas é desmatamento, não existe fogo natural na Amazônia. O fogo ou é feito propositalmente por criminosos, ou é a transformação da cobertura vegetal para determinados usos e depois o ateamento do fogo”, disse.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não é verdade que Marina Silva tentou explicar os incêndios na região de Manaus citando nanomísseis e irregularidades cósmicas. No vídeo cortado que está circulando na internet, ela se refere a uma questão mais ampla sobre meio ambiente em que ela faz um paralelo entre a guerra a questão climática e pede transformação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)