Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marina Silva é evangélica? É comunista? É corrupta?

Marina Silva é evangélica? É comunista? É corrupta?

Com tanta insatisfação sobre a política brasileira fomos ver o que as pessoas tem procurado no Google a respeito dos envolvidos nesse meio. Confiram os resultados que encontramos sobre a ex-presidenciável Marina Silva.

No último ‘Autoboataria’ que fizemos, escolhemos o vice-presidente Michel Temer como personagem do nosso quadro. Dessa vez, utilizamos a ferramenta autocompletar Google para ver o que as pessoas têm procurado sobre Marina Silvado, líder do mais novo partido político do país – o Rede Sustentabilidade. Entre as principais curiosidades do pessoal, está a religião de Marina. Vejam em mais essa lista do Boatos.org:

Ferramenta completar do Google mostra curiosidades sobre Marina Silva
Ferramenta completar do Google mostra curiosidades sobre Marina Silva

1 – Marina Silva é evangélica – Fato

Mesmo quando se trata de um personagem político, prevalece a curiosidade sobre outras questões que não a política. A primeira dúvida que surge no ‘autocompletar’ do Google em relação à Marina Silva não é sua escolaridade, ou seu partido político, mas sim a afirmação de que a senadora é evangélica. Comentários a parte, sim, é verdade. Marina foi criada no catolicismo mas é assumidamente evangélica desde 1997.

 2 – Marina Silva é de qual igreja – Inconclusivo

A primeira dúvida apresenta no buscador do Google não é uma curiosidade política sobre Marina Silva. A segunda também não. O que aparece logo a seguir é uma incerteza sobre qual igreja a ex-candidata à presidência da república frequenta. Como não é uma afirmação, por isso inconclusivo, mas temos a resposta: Marina é da igreja Assembleia de Deus.

 3 – Marina Silva é de qual partido – Inconclusivo

Novamente a ferramenta do altocompletar do Google não mostra uma afirmação e sim um questionamento. Ao menos neste caso a dúvida tem caráter político, afinal, qual o partido de Marina Silva? Pois bem, a trajetória política da senadora pelo estado do Acre é um tanto longa. Marina já foi filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), ao Partido Verde (PV) e em 2013 filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em setembro deste ano conseguiu registrar a legenda Rede Sustentabilidade (REDE), novo partido do qual é presidente.

4 – Marina Silva é uma farsa – Inconclusivo

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Apesar de ser uma afirmação, esse tópico que consta entre os 10 mais procurados sobre Marina Silva no site de buscas é inconclusivo. Isso porque é uma afirmação bem pessoal, temos que admitir. Talvez muita gente tenha associado a imagem da líder da Rede dessa forma pela inconstância dela nos partidos políticos. Tem também quem a julgue uma política despreparada, mas novamente continuamos nas especulações pessoais. Até que se prove devidamente que Marina Silva é uma farsa, cá estamos, inconclusivos.

5 – Marina Silva é comunista – Fato

Essa afirmação procede. A presidente da Rede se envolveu com diferentes partidos ao longo de sua carreira política e todos eles tinham (ao menos em suas propostas originais) o viés um pouco comunista. Ainda durante a ditadura foi militante do clandestino Partido Comunista Revolucionário e basta uma olhada na descrição do partido fundado por Marina para reconhecer esse mesma proximidade de ideais.

6 – Marina Silva é de que partido – Inconclusivo

Mais uma dúvida, também já esclarecida anteriormente.

7 – Marina Silva é formada em que – Inconclusivo

Novamente um questionamento ao invés de uma afirmação, mas uma dúvida válida. A história de vida da política se destaca bastante, principalmente no que diz respeito à sua educação. Marina foi analfabeta até a adolescência quando aos 16 anos concluiu o projeto de alfabetização do regime militar, o Mobral. Aos vinte e seis anos, Marina se graduou em História na Universidade Federal do Acre.

8 – Marina Silva é crente – Inconclusivo

O termo ‘crente’ é erroneamente utilizado para se referir a pessoas evangélicas e talvez seja por isso que essa afirmação apareça nas pesquisas do Google. Muita gente faz essa associação quando, na verdade, católicos também são crentes, espíritas são crentes, e todos que ‘creem’ em algo e/ou alguém são crentes. Portanto, consideramos essa afirmação inconclusiva. Só reforçando o que já foi esclarecido, Marina Silva é evangélica e frequenta a Assembleia de Deus.

9 – Marina Silva é evangélica de qual igreja – Inconclusivo

Já foi explicado anteriormente.

10 – Marina Silva é corrupta – Boato

Como não poderia faltar na lista sobre um personagem político, lá está em último lugar nos resultados do autocompletar do Google a afirmação de que Marina Silva é corrupta. Isso é boato, uma vez que a senadora até hoje não apareceu envolvida em acusações de corrupção. Ao contrário, os portais de notícias pipocam reportagens sobre o apoio de Marina à investigação dos casos de má conduta de políticos e do afastamento de acusados. Para chegar a esse veredito, portanto, utilizamos aquela máxima que diz: ‘todo mundo é inocente até que se prove o contrário’.

E como resultado final da Autoboataria sobre Marina Silva temos a predominância das dúvidas no lugar das afirmações. Das 10 frases que apareceram na pesquisa sete foram inconclusivas, ou seja, eram perguntas sobre a vida pessoal e a carreira da política. Duas foram afirmações verdadeiras e só uma foi boato. Resumindo, Inconclusivos 7×1 verdades.

PS: Leia também o Autoboataria que fizemos sobre Michel Temer.