Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marilena Chauí, do PT, é flagrada bêbada após causar acidente de trânsito, mostra vídeo #boato

Marilena Chauí, do PT, é flagrada bêbada após causar acidente de trânsito, mostra vídeo #boato

Marilena Chauí, do PT, é flagrada bêbada após causar acidente de trânsito, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra petista “da classe alta” Marilena Chauí bêbada depois de bater em uma moto, tentar empurrar policiais e ser detida.

As fake news sobre política sempre existiram. Mas já há algum tempo elas estão se profissionalizando e causando muito mais impacto do que antes. Nessa “guerra”, esquerda e direita têm trocado farpas, que acabam afetando pessoas que nada tem a ver com a situação. Na história de hoje, por exemplo, o nome da filósofa, escritora e professora da USP, Marilena Chauí, está sendo depreciado.

De acordo com um vídeo que está circulando nas redes sociais, uma mulher aparece bêbada na direção de um carro após colidir com uma moto. A publicação afirma se tratar de Marilena Chauí. Ainda segundo as imagens, a mulher fica agressiva e empurra um policial. Logo depois, ela é contida e levada para a delegacia. No local, ela diz que é “a lei do país” e, na sequência, afirma ser “o Lula”. Confira:

Versão 1: “Essa é a Marilena Chauí , Classe alta, a nata do PT. Vamos fazer esse vídeo rodar o país inteiro , repassem para o maior número de pessoas!”.

Marilena Chauí, do PT, foi flagrada bêbada após causar acidente de trânsito?

As publicações causaram espanto nas redes sociais e deixaram muita gente indignada com a mulher bêbada. Mas será que essa história de que Marilena Chauí, do PT, teria sido flagrada embriagada após um acidente é verdade? A resposta é não!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos lá! Se você tirar um minuto para ler a publicação, vai perceber que ela apresenta algumas das características de boatos online. O texto apresenta caráter vago, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, infelizmente, esse tipo de fake news é bastante comum. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que a filha da Lula teria perseguido o presidente Bolsonaro, bêbada, em aeroporto. Também a que indicava que Eduardo Suplicy teria sido flagrado bêbado com uma mulher afro-americana no metrô de Nova York e, por fim, a que apontava que a atriz Suzy Rêgo teria sido flagrada bêbada e drogada em um vídeo.

Pois bem, uma simples pesquisa pelo nome Marilena Chauí em sites de busca pode ajudar a desmentir a história. Ao comparar a foto da filósofa com a mulher que aparece no vídeo, é possível perceber as diferenças, como a cor do olho (a mulher possui olhos claros, Marilena tem olhos castanhos) e o tipo de cabelo (a mulher tem cabelos mais compridos. Já Marilena tem cabelos curtos). Além disso, Marilena é mais magra do que a mulher que aparece nas imagens e os formatos do nariz e do rosto também são distintos.

Ao buscar sobre qualquer ocorrência em relação a acidentes envolvendo Marilena Chauí, nada encontramos na internet. Foi aí que um detalhe nos fez descobrir a verdade.

No início do vídeo, é possível ver que a placa da moto que colidiu com o carro é de Macaé (RJ). Com essa informação, buscamos por um combo de palavras “mulher embriagada + acidente + Macaé” e chegamos à verdade.

Em agosto de 2019, uma mulher embriagada acabou colidindo seu carro contra várias motos de agentes de trânsito de Macaé (RJ). Ninguém se feriu com a batida, mas a mulher foi autuada por ameaça, desacato, resistência e embriaguez ao volante depois de tentar agredir os policiais. Ela pagou uma fiança de R$5 mil e responde em liberdade.

Em resumo: a história que diz que a filósofa Marilena Chauí causou um acidente embriagada e foi presa é falsa! A mulher que aparece nas imagens não é Marilena Chauí. Além das semelhanças físicas, descobrimos a origem do vídeo (que foi gravado em Macaé, no Rio de Janeiro) e ele não tem nada a ver com a filósofa. Ou seja, é apenas balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39geJ2p