Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra Marielle Franco defendendo bandido e discutindo com Carlos Jordy #boato

Vídeo mostra Marielle Franco defendendo bandido e discutindo com Carlos Jordy #boato

Boato – Marielle Franco aparece em vídeo discursando em prol de bandidos e discute com o vereador Carlos Jordy em sessão da Câmara. 

Desde a notícia do assassinato da vereadora da cidade do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL), as redes sociais foram inundadas por homenagens e protestos de amigos, familiares e admiradores da vereadora. Diversas manifestações foram organizadas, pedindo uma investigação clara sobre a morte de Marielle.

Mas não parou por aí. Nas mesmas redes sociais, também foi possível observar mensagens de pessoas criticando a vereadora, o que causou um verdadeiro “embate” entre usuários. E, claro, os boatos também não ficaram de fora.

Alguns internautas afirmam que Marielle Franco aparece em um vídeo “defendendo bandidos”, em uma sessão da Câmara, pedindo um minuto de silêncio pelas vítimas de uma chacina que ocorreu na comunidade do Salgueiro, no Rio de Janeiro. As imagens também mostrariam a vereadora discutindo com o colega Carlos Jordy (autor do vídeo e da montagem).Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Por favor, tirem 4 minutos para assistirem esse vídeo e tirem a conclusão sobre quem de fato era a vereadora Santa Marielle Franco. Vejam a atuação da Marielle, aos berros na Câmara defendendo marginais e dizendo que sua musa E a MC Carol, funkeira de umas letras bem porcas, por sinal. Assistam ao vídeo do vereador Carlos Jordy

Vídeo mostra Marielle Franco defendendo bandido e discutindo com Carlos Jordy?

Independentemente de lados políticos e se você concorda ou não com as bandeiras levantadas por Marielle, é preciso destacar que a morte da vereadora foi um acontecimento muito triste. Acima de qualquer coisa, Marielle era brasileira, mulher e ser humano. E, por isso, merece respeito. Também é preciso dizer que a história desse vídeo não passa de boato e não tem nada a ver com a vereadora Marielle Franco. Vamos aos fatos!

A tal mulher que aparece na gravação não é Marielle Franco e isso fica bem claro. Durante a nossa investigação para tentar identificar a mulher, nosso leitor Alex Paiva (obrigada!) nos enviou um link da Câmara de Vereadores de Niterói (RJ), onde conseguimos descobrir a verdadeira identidade da pessoa no vídeo. Trata-se de Talíria Petrone. Ela também é vereadora do PSOL, só que da cidade de Niterói (RJ). Ou seja, apesar de serem do mesmo partido, não é Marielle Franco que aparece no vídeo.

Na gravação, Talíria teria aparecido discutindo com o também vereador Carlos Jordy (PSC/RJ). Entretanto, é impossível tirar alguma conclusão sobre a suposta discussão, já que o vídeo foi cortado e editado por um político contrário às ideias de Talíria. Jordy, inclusive, chama feminismo de “doença”. Pelo que sabemos, “feminismo” não está na classificação de patologias da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Sendo assim, apesar da pauta de Marielle Franco ser parecida com a da mulher que está no vídeo, não é ela que aparece nas imagens. Talíria Petrone, vereadora de Niterói, é a pessoa que está discursando na Câmara e é mostrada nas imagens. Sobre o conteúdo do vídeo, ele está, no mínimo, enviesado. Portanto, não passa de #boato de mau gosto. Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.