Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Maria do Rosário perde dentadura durante votação da reforma da Previdência na Câmara #boato

Maria do Rosário perde dentadura durante votação da reforma da Previdência na Câmara #boato

Boato – Durante votação da reforma da Previdência, deputada Maria do Rosário (PT/RS) perde a dentadura ao discursar sobre o tema na CCJ.

A reforma da Previdência é uma pauta que tem dado muito o que falar tanto no Congresso quanto nas ruas. Uma das principais pautas do governo Bolsonaro, o projeto de reforma passou pela votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara de Deputados na última terça-feira (23 votos a favor e 18 contra), o projeto foi considerado constitucional e segue para a comissão especial na Câmara. A reunião foi marcada por diversas discussões entre oposição e apoiadores do governo.

E, de acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, a deputada Maria do Rosário teria roubado a cena durante a reunião. Segundo as publicações, a deputada teria perdido a dentadura enquanto apresentava seus pontos contrários sobre a reforma da Previdência. Confira:

“Seria cômica se não fosse nojenta a cena que aconteceu na última terça-feira durante votação para aprovação da constitucionalidade de texto da reforma da Previdência na CCJ. Durante o discurso, a dentadura da deputada Maria do Rosário (PT) caiu em dois momentos até ela guardá-la no bolso. A cena viralizou na internet e tem causado gargalhadas nos internautas”.

Maria do Rosário perdeu dentadura durante votação da reforma da Previdência na Câmara?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A notícia viralizou nas redes sociais e gerou diversos comentários no estilo ‘trágico, porém cômico’. Mas o que pouca gente realmente se perguntou é se a deputada Maria do Rosário teria mesmo perdido a dentadura durante a votação da reforma da Previdência na Câmara. A resposta? A história não é nada como parece.

Vamos lá! A história circulou em vários formatos: por prints nas redes sociais, textos em blogs e matérias em sites. Mas algumas buscas na internet nos ajudaram a chegar na verdade por trás de toda a história.

Para começar a checar a informação, resolvemos fazer uma busca nos próprios veículos de comunicação. Um acontecimento desses, por ter um caráter pitoresco, com certeza estaria em evidência na mídia. Mas ao buscar, não encontramos nada.

Então, fomos atrás do site indicado nas publicações como origem de toda a informação. E o próprio ‘veículo de comunicação’ mata toda a charada: o responsável pela publicação foi o site Otarionista, uma página de humor (que, inclusive, tem como slogan ‘Fake news de verdade’). Vale ressaltar que a equipe do Boatos.org não desmentiria esse assunto se ele tivesse sido publicado apenas no Otarionista (visto que se trata de uma página de humor que deixa claro que produz notícias fictícias). Porém, a informação começou a ser compartilhada em diversos sites como sendo verdadeira.

E para encerrar de vez essa história, encontramos a foto original utilizada na matéria. A imagem foi feita pelo fotógrafo Marcelo Camargo, da Agência Brasil, e já foi utilizada em diversas reportagens sobre Maria do Rosário. E, bem, como é possível ver, na foto original, a deputada possui todos os dentes.

Em resumo: a história que diz que a deputada Maria do Rosário perdeu a dentadura durante a votação da reforma da Previdência na Câmara é falsa! A história, na verdade, surgiu em um site de humor e começou a ser replicada em sites de notícias reais. A foto usada na suposta matéria foi editada e não passa de montagem. Ou seja, a informação é apenas boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.