Maria do Rosário contratou advogado para defender Adélio Bispo de Oliveira #boato

Boato – A deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) enviou um advogado especialista para defender Adélio Bispo de Oliveira, acusado de esfaquear Jair Bolsonaro (PSL).

O ataque contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro ainda está dando o que falar. Desde o ocorrido, na tarde de 06/09/2018, o que não faltou na internet foi informação falsa a respeito do assunto. A bola da vez é a deputada federal (que é candidata à reeleição) Maria do Rosário (PT/RS).

De acordo com uma notícia que está viralizando na internet, Maria do Rosário teria contratado um “advogado especialista” para defender Adélio Bispo de Oliveira, acusado de cometer o atentado contra Bolsonaro. A mensagem aponta, ainda, que a deputada afirmou que o que aconteceu foi um “exagero da mídia” e que Bolsonaro “recebeu um arranhão na barriga”. Ao final, a mensagem aponta que o advogado “custa R$ 25 mil” e tem um link para o “conteúdo completo”. Leia a mensagem (viral no WhatsApp e Facebook):

A defensora de bandidos resolveu agir. A deputada federal do PT, Maria do Rosário enviou um advogado especialista para representar Adelino Bispo de Oliveira, autor do atentando contra o candidato a presidência da República Jair Bolsonaro. Em entrevista, Maria do Rosário disse que o homem tem claros problemas psicológicos e não deve responder como criminoso, mas sim como pessoa especial com problemas mentais. A deputada ainda disse que nada de grave aconteceu ao deputado, e que tudo foi um exagero da mídia.

“Ele recebeu um arranhão na barriga e tão fazendo esse alvoroço todo, me poupe. Sinceramente, acho que ele ta rindo da cara dos trouxas que acham que ele está realmente mal. E mais, o cidadão que praticou esse ato não pode ficar preso, pois não foi nada grave e o mesmo claramente tem problemas mentais. Vou mandar meus advogados para representá-lo e farei de tudo para que ele seja liberado o mais rápido possível.” Segundo informações, o advogado enviado é um dos mais caros do Brasil, e recebe cerca de 25 mil reais por cada audiência. COMPARTILHE.[Link]

Maria do Rosário mandou advogado para defender Adélio Bispo de Oliveira?

A mensagem está se espalhando rapidamente pelas redes sociais e está deixando muita gente “revoltada” com a deputada. Mas será mesmo que Maria do Rosário contratou um “super advogado” para defender Adélio Bispo de Oliveira, acusado de esfaquear Bolsonaro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Se você notar a mensagem, ela carrega todas as características de uma fake news. É vaga, alarmista, tem erros de ortografia (ela chega a chamar Adélio de Adelino), pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Aliás, a fonte citada é mais um indício de que a informação é falsa.

O site citado é um conhecido disseminador de fake news. Foi lá que surgiu a história da CNH cancelada por causa do IPVA atrasado e que Lula lançaria o filho para ser candidato à Presidência. Ou seja, a fonte não é um “primor de confiabilidade”.

Mesmo com todos esses indícios, fomos buscar mais detalhes sobre a informação. De fato, o acusado conta com quatro advogados particulares e o fato que causou estranheza por parte do deputado Fernando Francischini (PSL). Porém, o nome de Maria do Rosário não tem a ver com a defesa. De acordo com essa matéria do UOL, os advogados foram contratados após familiares entrarem em contato com a igreja Testemunhas de Jeová (informação refutada pela igreja, que, de acordo com essa matéria do IG, dizem que vão processar os advogados).

Não parou por aí. Tentamos buscar por quaisquer comentários de Maria do Rosário minimizando o atentado contra Bolsonaro e nada encontramos. A única manifestação dela foi de condenação do ocorrido: “Sou contra a violência sempre. Em qualquer esfera da vida e na política. Defendemos o respeito e a não violência. Somos pela apuração rigorosa e responsabilização de quem comete violência, sempre”, disse no Twitter.

Resumindo: a informação que aponta que a deputada federal Maria do Rosário contratou um advogado para defender Adélio Bispo de Oliveira é falsa. Além de ter surgido em um site de fake news, não há qualquer indício que comprove participação da deputada na contratação de defensores do acusado e nem as aspas atribuídas a ela são reais.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

37 comentários em “Maria do Rosário contratou advogado para defender Adélio Bispo de Oliveira #boato

  • 07/10/2018 em 00:24
    Permalink

    A educação no Brasil é realmente um problema. Pelos comentários a maioria dos que leram o texto, são analfabetos funcionais.

    Resposta
  • 13/09/2018 em 18:24
    Permalink

    E ainda assim, como se vê nos comentários, tem uma porção de quadrúpedes acreditando no boato. Tem gente que nasceu pra ser manipulado mesmo.

    Resposta
  • 11/09/2018 em 11:24
    Permalink

    Mas, quem foi então meu Deus?
    A justiça não pode exigir que os advogados contem?

    Resposta
    • 13/09/2018 em 10:21
      Permalink

      Pq o Bozonaro não vai se tratar no SUS, quem vai pagar a conta milionária ? A justiça não pode exigir que provem de onde vem tanto dinheiro , hein?

      Resposta
  • 09/09/2018 em 21:34
    Permalink

    Não foram as Testemunhas de Jeová, pois já saiu no Fantastico hj e percebo que esse blog defende muito a esquerda, tudo que se fala contra a esquerda é fake, nossa!!

    Resposta
  • 09/09/2018 em 21:10
    Permalink

    Fim da picada.. Um site que deveria acabar com as fake News e com os boatos, cita como referência uma fake News e ajuda a disseminar um boato. Esse cara não tem qualquer relação com as Testemunhas de Jeová. É um boato absurdo e que com certeza terá consequências judiciais.

    Resposta
  • 09/09/2018 em 19:23
    Permalink

    To juntando 10 mil pra operar minha mãe se a igreja quiser contribuir (sem esfaquiar) wats 41996659281

    Resposta
  • 09/09/2018 em 17:46
    Permalink

    Lamentável !! Pagamos os salário milionário dessa vagabunda corrupta pra ele defender criminosos como ela !!!!

    Resposta
    • 13/09/2018 em 10:19
      Permalink

      O senhor chama a mulher brasileira de vagabunda , deveria saber que a Maria do Rosário é uma trabalhadora e não merece ser ofendida de grátis.
      Não vou ofender o senhor, pq essa não a minha.

      Resposta
  • 09/09/2018 em 10:12
    Permalink

    E seu esclarecimento não passa de outra fake news. Não tem nada de testemunha de Jeová nesse caso. Esse advogado vai tomar um baita processo deles por danos morais. Testemunha de Jeovánão se mete em politica e tampouco incentivam o uso de violência.

    Resposta
  • 09/09/2018 em 09:54
    Permalink

    A sua base também não passa de um senho boato. Esse cidadão não tem nenhuma relação com as Testemunhas de Jeová. E tampouco qualquer Testemunha de Jeová bancou estes 4 advogados, pois eles não são pessoas apoliticas e não possuem tratos com nenhum partido politico e tampouco possuem ideais politicos.

    Resposta
  • 09/09/2018 em 08:47
    Permalink

    Tem muitas informações estranhas neste texto. Por que a igreja Testemunhas de Jeová iria pagar advogado para esse criminoso? Não tem coerência!!!

    Resposta
  • 09/09/2018 em 03:56
    Permalink

    Testemunhas de Jeová jamais se envolveriam nisso!
    Totalmente Fake!
    Advogados precisam ser investigados!
    Religião que se envolve em política poderia fazer isso! Mas não é o caso das Testemunhas de Jeová!

    Resposta
  • 08/09/2018 em 21:13
    Permalink

    Na verdade alguém que poderia está por trás de tudo seria o corrupto como sempre usando suas estratégias tipo fariseus, sujos, imundos. Qual o inimigo declarado ao futuro presidente 2017? Juntos com sua cúpula. ….que por sua vez estiveram em Brasília pedindo pra seu co_ autor pra ter o habeascorpos .(MSTs)

    Resposta
  • 08/09/2018 em 20:14
    Permalink

    E porque um pé de chinelo precisa de 4 advogados? Isso está cheirando a pau mandado dos opositores, comunistas!

    Resposta
  • 08/09/2018 em 20:04
    Permalink

    Não duvido que essa comunista tenha feito isso, tendo em vista que é defensora de bandidos.

    Resposta
  • 08/09/2018 em 20:00
    Permalink

    Não sou testemunha de Jeová.
    Mas venho aqui desmentir tamanha calúnia contra essa associação religiosa.
    Jamais os tj se envolveram em tal caso.
    E fato notório é conhecido que os tj são pessoas pacíficas, desalienadas politicamente neutras em assuntos de guerra , política, e atrocidades como este atentado a Jair messias Bolsonaro.
    visto, que quem não sabe , que saiba agora, que tj não votam.
    Espero uma retratação dos tais advogados e da mídia em geral em desmentir tamanha barbárie a esse povo honesto, pacífico e de honestidade comprovado.
    Eu sou Bolsonaro 2018.
    Chega de mentiras.

    Resposta
  • 08/09/2018 em 14:18
    Permalink

    Pois eu acredito que ela seja capaz de ter contratado um advogado pra defender esse criminoso, afinal ela não é defensora da bandidagem? E também acredito que ela fez o comentário sobre o ocorrido com o Bolsonaro, tem mal caráter pra isso!

    Resposta
  • 08/09/2018 em 12:33
    Permalink

    Maria do Rosário precisa pagar um macho pra come-la. Mas a buceta é tão suja.

    Resposta
    • 14/09/2018 em 23:07
      Permalink

      Essas observações são feitas em comparações com mulheres de sua família? Tipo mãe, tipo avó, tipo tia, tipo irmã?

      Resposta
  • 08/09/2018 em 12:24
    Permalink

    Se estão dizendo que esse palhaço tem problema mentais esse anti democrático tem que abrir o Bico bem esta por trás de tudo isto é só dar uma dura neste terrorista gue ele vomita tudo será que ele rasga nota de cem de doente esse pulha não tem nada

    Resposta
  • 08/09/2018 em 11:03
    Permalink

    Antônio Carlos, essa também é a minha pergunta. Recebi uma mensagem via Whatsapp que foram 04 (quatro)

    Resposta
  • 08/09/2018 em 10:38
    Permalink

    Então quer dizer que Maria do Rosário além de cargo político é perita em saúde mental?

    Resposta
  • 08/09/2018 em 10:13
    Permalink

    As testemunhas de Jeová não se envolve na política humana. Defendem exclusivamente o Reino de Deus. E jamais compactuariam com a violência, é um povo amoroso, aprendizes do nosso criador Jeová Deus.

    Resposta
  • 08/09/2018 em 09:10
    Permalink

    Não devemos acreditar nessa possibilidade é fato, mas fica uma pergunta que não quer calar, quem estaria pagando aos três advogados para defende-los, já que o mesmo é desempregado?

    Resposta
    • 08/09/2018 em 12:31
      Permalink

      Está na própria notícia. Os advogados afirmam estarem sendo pagos por membros da Igreja da qual o agressor fazia parte

      Resposta
    • 08/09/2018 em 12:51
      Permalink

      Concordo contigo, essa história está muito mal contada. Algo muito podre está por trás disso.

      Resposta
      • 14/09/2018 em 23:09
        Permalink

        É só ler os links publicados no meio da matéria. Não existe “história muito mal contada”. Existe burrice e preguiça e ler todas as matérias relacionadas no texto.

        Apenas isso: burrice e preguiça.

        Resposta
    • 08/09/2018 em 14:00
      Permalink

      ” a pergunta que não quer calar ” ??

      a resposta está na matéria , foram contratados pela igreja Testemunhas de Jeová

      Resposta
      • 09/09/2018 em 21:40
        Permalink

        Não foi e já foi provado isso, para você que parece não entender dessa religião vamos lá, são neutros na politica, ja viu alguma Testemunha de Jeová sendo candidato? Não, nunca vi e nem vi indo para guerra e nem apoiando violência, vamos parar de falar o que não sabemos, devemos pesquisar antes de sair falando besteira (pois foi isso que fiz). #ficaadica

        Resposta
    • 09/09/2018 em 03:59
      Permalink

      Com certeza não são as Testemunhas de Jeová! ! Mas pode haver alguma religião envolvida!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)