Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marco Aurélio, ministro do STF, manda soltar Lula e sai de férias #boato

Marco Aurélio, ministro do STF, manda soltar Lula e sai de férias #boato

Marco Aurélio, ministro do STF, manda soltar Lula e sai de férias, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro do STF Marco Aurélio Mello acabou de mandar soltar o ex-presidente Lula e, em seguida, saiu de férias. Vídeo denuncia a ação.

Desde que as mensagens de procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato foram publicadas em veículos como o The Intercept Brasil, reações contrárias às prisões ganharam força no debate público. Consequências como a rápida aprovação do projeto da “lei de abuso de autoridade” e a anulação da condenação de Aldemir Bendine já puderam ser vistas. Mas, de acordo com um texto que viralizou na internet, a coisa não parou por aí.

Postagens, principalmente no Facebook, dão conta de que o ministro do STF Marco Aurélio Mello mandou soltar o ex-presidente Lula e todos os condenados em segunda instância na Lava Jato para, em seguida, sair de férias. A prova seria um vídeo da deputada federal Joice Hasselmann (PSL/SP). Leia as mensagens que circulam online:

Versão 1: URGENTE: MARCO AURELIO MANDA SOLTAR LULA E SAI DE FÉRIAS Versão 2: I isto Marco Aurélio manda soltar Lula e todos os presos condenados em 2ª instância da lava jato…E AGORA BRASIL?

Marco Aurélio, do STF, mandou soltar Lula e saiu de férias?

Foram muitos os compartilhamentos e muitos os comentários sobre o assunto. Mas será mesmo que o ministro Marco Aurélio Mello mandou soltar Lula e os presos da Lava Jato para, em seguida, sair de férias? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ao nos deparar com a história, achamos alguns pontos estranhos. O primeiro deles está na mensagem (vaga, alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento). O segundo está no fato de que, se fosse verdade, a história estaria sendo destaque na TV, rádio, internet etc. Porém, ao buscar sobre o assunto, nada encontramos.

Resolvemos então buscar mais detalhes na fonte citada: o vídeo da deputada Joice Hasselmann. E aí descobrimos o “detalhe” que derruba toda a tese: a data de publicação, que é 19 de dezembro de 2018. Ou seja, o vídeo é antigo.

Na ocasião, Marco Aurélio, em decisão monocrática, de fato, mandou soltar todos os condenados em segunda instância em liminar e Lula estaria incluído na lista. Porém, o presidente da corte, Dias Toffoli, cancelou a decisão no mesmo dia.

Em agosto deste ano, Marco Aurélio teve que decidir, novamente, se mandava libertar presos em segunda instância. Mas ele optou, desta vez, por negar uma liminar.

Resumindo: a história que aponta que Marco Aurélio Mello acabou de mandar soltar Lula e outros presos da Lava Jato é falsa. O vídeo que está circulando é de dezembro do ano passado e a decisão do ministro do STF foi revogada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.